Pós-Graduação Em Direito Processual Civil Realiza Aula Magna - IMEPAC

Pós-Graduação Em Direito Processual Civil Realiza Aula Magna

Na manhã do último sábado (12), foi realizada a Aula Magna do curso de pós-graduação em Direito Processual Civil, com o tema “Visão sistêmica da nova legislação processual civil”. A atividade teve como palestrante o Excelentíssimo Dr. Raimundo Cândido Júnior, referência na área e com um vasto currículo acadêmico e profissional.

Dr. Raimundo Cândido Júnior é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorando em Processo Coletivo pela mesma instituição e professor da Universidade Fumec. Além disso, é Procurador Regional da República aposentado, Presidente do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil por quatro mandatos (93/94, 95/97, 04/06, 07/10), Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil por dois mandatos (99/00 e 10/12) e agraciado com diversas comendas e medalhas.

Além dos alunos da pós já inscritos, da graduação em Direito e advogados, o evento contou com a presença das seguintes autoridades: Profª. Divânia Araújo Freitas, diretora geral do IMEPAC; Profª. Adriana Quintino, coordenadora da pós e também do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); Profª. Gleice Mara, coordenadora adjunta do curso de Direito; Dr. Felipe Oliveira Monteiro, delegado da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil; e Dr. Dalto Umberto Rodrigues, presidente 47ª Subseção da OAB.

O palestrante abordou questões inerentes ao Novo Código de Processo Civil (que entrou em vigência em 18 de março de 2016, prestes a completar um ano), ressaltando a importância de conscientizar a comunidade jurídica sobre essa nova realidade, a fim de que ela desempenhe seu trabalho de forma mais rápida e eficiente.

Segundo Dr. Raimundo, os profissionais da área de Direito, muitas vezes, se mostram resistentes a tais mudanças. “Toda mudança é impactante. Estamos vivenciando uma fase de adaptação que exige de nós um maior estudo para que possamos, de fato, colocar em prática a nova lei.”

O palestrante elogiou, ainda, a iniciativa do IMEPAC em reabrir seu Programa de Pós-Graduação e contemplar a área em questão. “O IMEPAC foi muito feliz em desenvolver essa pós, sobretudo na área do Direito Processual e isso contribuirá para que a comunidade jurídica de Araguari e região fique à frente no nível de excelência.”

Para os estudantes da graduação, Dr. Raimundo aconselhou que estudassem e se preparassem para o mercado de trabalho. “Estudem! Hoje a concorrência é enorme. Temos muitas pessoas querendo atuar na área do Direito, mas nem todos estão preparados. Aqueles que estudam, se antecipam e, com certeza, ficarão na frente.”

De acordo com a Profª. Adriana Quintino, coordenadora da pós em Direito Processual Civil, os alunos podem esperar um curso de qualidade com um quadro de docentes altamente capacitados. “Esperamos um curso extremamente profissional com metodologia voltada para o ensino prático, capacitando os alunos para o dia-a-dia forense.”