Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem no Ensino Superior na Área da Saúde - IMEPAC

Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem no Ensino Superior na Área da Saúde

A Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior na área da Saúde visa oferecer aos participantes subsídios para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem em diferentes contextos instrucionais, baseados em uma perspectiva sociointeracionista, orientadas por metodologias ativas de pequenos e grandes grupos e focada na formação das competências e habilidades exigidas dos profissionais que são demandados pela sociedade.

  • 12 meses
  • Ensino híbrido
  • Pós-Graduação
  • Início das Aulas: 31/10/19
  • Inscrições: até 30/10/19

De R$ 5.148,00 por

R$ 4.633,20

ou em parcelas de:

  • 12x R$ 429,00
  • 15x R$ 360,00
  • 18x R$ 315,00

Sobre o Curso

A Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior na área da Saúde visa oferecer aos participantes subsídios para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem em diferentes contextos instrucionais, baseados em uma perspectiva sociointeracionista, orientadas por metodologias ativas de pequenos e grandes grupos e focada na formação das competências e habilidades exigidas dos profissionais que são demandados pela sociedade. As metodologias ativas estimulam a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem, em processos interativos do conhecimento. Os saberes e experiências prévios são levados em consideração para a construção de novas competências, visando a formação de um profissional capacitado para o lifetime learning, apto a aprender a aprender

Objetivos do curso

Formar professores e/ou preceptores como facilitadores para a adequada utilização das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, visando capacitar o estudante para o autoaprendizado, tornando-o apto a “aprender a aprender”.

  • Capacitar os professores/preceptores para escolha da metodologia ativa de ensino e aprendizagem adequada em cada contexto educacional;
  • Contribuir para a formação de professores capazes de criar e/ou adaptar currículos orientados por competências;
  • Capacitar o profissional para utilização e avaliação de portfólio reflexivo;
  • Utilizar e aplicar avaliação critério-referenciada;
  • Vivenciar metodologias ativas para pequenos e grandes grupos;
  • Viabilizar uso de estratégias de ensino na busca por uma aprendizagem significativa;
  • Analisar o papel do professor enquanto facilitador na execução de metodologias ativas;
  • Avaliar a metodologia ativa sob a perspectiva do educando aprender fazendo;
  • Capacitar os professores/preceptores para utilização da simulação realística e treino de habilidades.

Coordenação

Coordenador do curso: Prof. Dr. Henrique Pierotti Arantes
Graduado em Medicina pela Universidade de Taubaté com Residência em Clínica Médica (UNITAU) e Endocrinologia (UFU). Possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é coordenador do curso de Medicina do IMEPAC Araguari.

O curso tem como público-alvo docentes de Instituições de Ensino Superior de Cursos da Área da Saúde; preceptores do Curso de Medicina e residentes; preceptores de Residências Multiprofissionais; e profissionais de Saúde interessados em ingressar na carreira acadêmica.

IMEPAC Centro Universitário

Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38444-128. (34) 99132-6806