Nutrição - IMEPAC

Nutrição

Você que acredita que somos o que comemos, faça o curso de nutrição no IMEPAC. O nutricionista é o responsável por evitar as ocorrências de doenças ou distúrbios nutricionais, através do cuidado com o equilíbrio dos nutrientes de acordo com as necessidades nutricionais individuais, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

  • 4 anos
  • Presencial
  • Graduação Presencial

Sobre o Curso

Você que acredita que somos o que comemos, faça o curso de nutrição no IMEPAC. O nutricionista é o responsável por evitar as ocorrências de doenças ou distúrbios nutricionais, através do cuidado com o equilíbrio dos nutrientes de acordo com as necessidades nutricionais individuais, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

Além de corpo docente qualificado, infraestrutura de excelência e laboratórios de última geração, o projeto pedagógico do curso é desenvolvido por meio de metodologias ativas, que instiga o estudante a ser protagonista de seu processo de aprendizagem.

Laboratórios Especializados do Curso

Duração: 4 Anos
Carga Horária Total: 3200 horas
Turno de Funcionamento: Noturno (Com Estágio Supervisionado no período diurno)
Tempo de Integralização: Mínimo: 4 anos; Máximo: 6 anos
Titulação: Bacharel em Nutrição

Renovado Reconhecimento conforme Portaria SERES nº 109 de 04/02/2021. Publicada no DOU em 05/02/2021.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO CURSO DE NUTRIÇÃO
Competências Gerais:
Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem
estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto a nível individual como coletivo;

Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão
estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da

comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade

para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a educação e o 2 treinamentos/estágios das futuras gerações de profissionais, não apenas transmitindo conhecimentos, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.

Competências e Habilidades Específicas:
Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.
Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.
Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.
Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional.
Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.
Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.
Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.
Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição.
Atuar em marketing em alimentação e nutrição.
Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.
Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.
Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição.
Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais.

IMEPAC Centro Universitário

Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38444-128. (34) 3249-3900