Nutrição - IMEPAC

Nutrição

Você que acredita que somos o que comemos, faça o curso de nutrição no IMEPAC. O nutricionista é o responsável por evitar as ocorrências de doenças ou distúrbios nutricionais, através do cuidado com o equilíbrio dos nutrientes de acordo com as necessidades nutricionais individuais, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

  • 4 anos
  • Presencial
  • Graduação Presencial

Sobre o Curso

Você que acredita que somos o que comemos, faça o curso de nutrição no IMEPAC. O nutricionista é o responsável por evitar as ocorrências de doenças ou distúrbios nutricionais, através do cuidado com o equilíbrio dos nutrientes de acordo com as necessidades nutricionais individuais, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.

Além de corpo docente qualificado, infraestrutura de excelência e laboratórios de última geração, o projeto pedagógico do curso é desenvolvido por meio de metodologias ativas, que instiga o estudante a ser protagonista de seu processo de aprendizagem.

Laboratórios Especializados do Curso

Duração: 4 Anos
Carga Horária Total: 3200 horas
Turno de Funcionamento: Noturno (Com Estágio Supervisionado no período diurno)
Tempo de Integralização: Mínimo: 4 anos; Máximo: 6 anos
Titulação: Bacharel em Nutrição

Ato autorizativo: Reconhecido
Documento legal: Reconhecido nos termos do art.63, da Portaria Normativa nº40, de 12 de dezembro de 2007.
Consolidada pela Portaria Normativa nº 23, de 1º de dezembro de 2010, do Ministério da Educação e protocolado no e-MEC sob nº 200905317.
Publicação: Renovado Reconhecimento conforme Portaria SERES nº 37 de 17/01/2018, publicada no DOU em 18/01/2018

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO CURSO DE NUTRIÇÃO
Competências Gerais:
Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem
estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto a nível individual como coletivo;

Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão
estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da

comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade

para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a educação e o 2 treinamentos/estágios das futuras gerações de profissionais, não apenas transmitindo conhecimentos, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.

Competências e Habilidades Específicas:
Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.
Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.
Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.
Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional.
Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.
Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.
Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.
Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição.
Atuar em marketing em alimentação e nutrição.
Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.
Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.
Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição.
Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais.

IMEPAC Centro Universitário

Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38444-128. (34) 3249-3900