Sistemas de Informação

Duração: 04 anos Turno: Noturno – Semestral Tempo de Integralização: Min. 08 semestres | Max. 12 semestres.

Titulação: Bacharelado em Sistemas de Informação Carga Horária Total: 3.000 h

SOBRE O CURSO

O curso de Sistemas de Informação da UNIPAC Araguari visa à formação de um profissional capaz de diagnosticar as necessidades de informatização dos processos administrativos e operacionais de uma organização, além de planejamento, desenvolvimento e implementação de Sistemas de Informação com aplicação dos recursos da tecnologia da informação.

O profissional será habilitado a desempenhar atividades referentes a modalidade de Analista de Sistemas e seus serviços afins e correlatos em Fábricas de Software, Empresas Públicas e Privadas, Cooperativas, Consultoria, Autônomo, exercendo as funções de Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação, Projetos de Engenharia de Software, Administrador de Banco de Dados, Administrador de Redes de Computadores e Gerenciamento de Projetos.

O curso tem como meta o compromisso ético de atender à demanda social e econômica relacionada ao mercado de trabalho, público ou privado, buscando a eficiência e excelência do setor tecnológico, contribuindo para a busca de soluções em diferentes setores nas organizações.

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

O profissional poderá atuar desempenhando as atividades referentes a modalidade de Analista de Sistemas e seus serviços afins e correlatos em Fábricas de Softwares, Empresas públicas e privadas, Cooperativas, Consultoria, Autônomo, nas seguintes atividades:

  • Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação;
  • Projetos de Engenharia de Software;
  • Administrador de Banco de Dados;
  • Administrador de Redes de Computadores;
  • Propor soluções através da tecnologia da informação;
  • Fazer o intercambio entre a tecnologia da informação e os processos do negócio;
  • Gerenciamento de Projetos.

MERCADO DE TRABALHO

Com a globalização da economia e a necessidade de acesso rápido às informações, o mercado de trabalho para os profissionais habilitados em computação e informática cresce a cada dia. Com a evolução tecnológica já não existe mais espaço para amadorismos e, com isso, aumenta a procura por profissionais capacitados a indicar, desenvolver e implementar soluções em Tecnologia da Informação(TI), devido ao reconhecimento do papel dos sistemas de informação, como fator estratégico nos negócios.

Para sobreviver no atual ambiente dos negócios, as organizações precisam ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças em seu contexto de atuação, sem perder de vista as necessidades de seus clientes. Nesse sentido, a geração e aplicação de novos conhecimentos e a capacidade de inovação têm sido destacadas como fatores críticos para o sucesso de uma empresa no mundo globalizado. Para atender tais demandas, as organizações vêm cada vez mais recorrendo à Tecnologia da Informação.

Tem-se observado que existem grandes investimentos, principalmente na última década, tanto no exterior, quanto no Brasil, no entanto, vários estudos têm demonstrado que grande parte dos projetos de TI não geram os resultados esperados pelas empresas. Uma das causas de fracasso é a barreira existente na comunicação entre os técnicos em computação e o gestor dos negócios. Geralmente, um especialista numa área de negócios não tem ideia das diferentes alternativas de TI. Da mesma forma, um analista de sistemas ou programador geralmente não tem os conhecimentos de Administração necessários para identificar oportunidades de uso estratégico da TI num setor específico ou em toda a empresa.

A chave para superar esse impasse é a formação de profissionais que tenham uma ótima compreensão das várias áreas e processos das organizações, bem como das diferentes soluções de TI disponíveis no mercado. Essa formação deve ser oferecida por um curso que integre as matérias de Administração e de TI, sempre mantendo um foco estratégico/gerencial, e uma visão orientada para processos de negócio. É essa a essência do curso de Sistemas de Informação. Neste caso, o conhecimento do profissional formado em sistemas de informação, torna-se o diferencial competitivo que aumenta significativamente o seu valor no mercado de trabalho e o sucesso das organizações.

Assim sendo, esta é a concepção do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos na oferta do curso de Sistemas de Informação, sendo que a instituição está inserida na região do Triângulo Mineiro, região esta estratégica e economicamente muito ativa no Estado de Minas Gerais, propícia a oferta de cursos da área de computação e informática, para atender a demanda das várias empresas do setor de Tecnologia e Comunicação (TIC).

Pode-se afirmar que existe um mercado de trabalho em crescimento para profissionais formados em Sistemas de Informação e que essa é uma profissão que tem grande espaço hoje e no futuro. Futuro, esse, que está centrado numa intrincada rede de informações e comunicações que, somente o profissional com essa formação terá condições de entender, gerar significações, produzir novos produtos e sistemas e encontrar as soluções adequadas para eliminar/aproximar cada vez mais as fronteiras deste universo.

ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

RECONHECIDO pelo Decreto do Governador de 28/03/2006, Publicado no jornal “MG” de 29/03/2006.

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO PROTOCOLADA NO SISTEMA E-MEC SOB O NÚMERO: 200905343

Protocolo de Renovação de Reconhecimento feito em 2009 sob o número 200905343, tendo recebido visita in loco, no período de 05 a 08 de Outubro de 2011, de comissão do INEP. No relatório da comissão o curso obteve a nota 3.

Renovado Reconhecimento de acordo com a Portaria SERES n° 586/2014, de 16 de outubro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 17 de outubro de 2014

COORDENADOR DO CURSO

Coordenador do Curso: Profª. Me. Cristiane Divina Lemes Hamawaki

Regime de Trabalho:

O Regime de Trabalho do Coordenador é Parcial, com dedicação de 20h semanais para a coordenação

Formação Acadêmica:

  • Mestre em Ciências (Inteligência Artificial) - FEELT - UFU - Universidade Federal de Uberlândia - MG (2005)
  • Bacharel em Ciência da Computação -  FACOM  - UFU - Universidade Federal de Uberlândia - MG (2001)

Experiência do Coordenador:

  • Acadêmica
    1. Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC. Professor Titular - (2006 - Atual). Assistente Acadêmico (2010 - 2014).
    2. Universidade de Uberaba - UNIUBE. Professor Titular - (2006 - 2010).
    3. Escola Estadual Raul Soares - RAUL SOARES. Professor Ensino médio - (2011 - 2013).
    4. Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC. Professor Titular - (2010 - 2011).
    5. FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU. Professor Titular - (2005 - 2006).
    6. Escola Técnica Unifor - ETU. Diretor (2002 - 2008).
    7. Infoworld Informática - IWI. Professor - (2000 - 2002).

  • Gestão no Ensino Superior
    1. Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC. Coordenador (2014 - Atual).
  • Não acadêmica
    1. Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Membro CIEA MG - CIEA AP/T (2005 - Atual).
    2. Tecnologia Consultoria Pesquisa Agrícola Melhoramentos Ltda - GENETICSEEDS. Sócio Proprietário (2004 - Atual).
    3. Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Planejamento, implantação e implementação do setor de Informática do Convênio de Melhoramento de Soja - PMS - (2001 - Atual). Pesquisa e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Agrárias - PMS (Programa Melhoramento Soja (2005 - Atual)
    4. Prefeitura Municipal de Araguari MG - PMA. Presidente do FUNDEB (2007 - 2009).

CORPO DOCENTE DO CURSO

Núcleo Docente Estruturante do Curso:

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Sistemas de Informação está regulamentado pelo Comitê de Gestão do IMEPAC Araguari, foi implantado em 19/10/2015 conforme ato de nomeação n° 28/2015  e é composto pelos seguintes professores:

Professor Titulação Regime de Trabalho
Cristiane Divina Lemes Hamawaki Mestre Parcial
Ana Lúcia Costa e Silva Mestre Integral
Leandra Mendes do Vale Mestre Parcial
Luiz Cláudio Vieira Mestre Parcial
Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira Doutor Integral


Corpo Docente do Curso:

NOME DO DOCENTE

TITULAÇÃO

Cristiane Divina Lemes Hamawaki

Mestrado

Everton Hipólito de Freitas

Mestrado

Leandra Mendes do Vale

Mestrado

Lucille Garcia Gomes

Mestrado

Luiz Claudio Vieira

Mestrado

Mirna Gertrudes Ribeiro

Doutorado


MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR


ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória no curso de Sistemas de Informação, promovendo a inserção do aluno no espaço sócio institucional, visando capacitá-lo e instrumentalizá-lo para o exercício profissional, devendo ser acompanhado pelo supervisor da instituição/empresa campo e pelo supervisor da instituição de ensino.

O Estágio Supervisionado só poderá ser desenvolvido em Organizações cujas atividades profissionalizantes estejam correlatas à formação do curso oferecido. O encaminhamento formal para o campo do Estágio Supervisionado será realizado após solicitação pelo aluno de Carta de Apresentação à instituição cedente e posterior assinatura do Convênio (IES e Concedente), Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio (IES, Concedente e aluno/estagiário).

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Conforme política prevista no PDI do IMEPAC Araguari, as Atividades Complementares contribuem para a articulação teoria-prática e propiciam ao aluno contato com o mundo do trabalho desde o início do curso, possibilitando que estabeleça relações com sua futura área profissional.

Estas atividades enriquecedoras objetivam criar no aluno a cultura da educação continuada e autônoma e a visão da necessidade de atualização permanente em seu processo de formação acadêmica e profissional.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso se constitui em atividade obrigatória no curso de Sistemas de Informação,  devendo este processo ser dividido em três momentos:

 I.          Elaboração de um projeto;

II.          Desenvolvimento do projeto, constituindo a sistematização deste com o TCC.

III.          Apresentação do TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizado sob a supervisão individual de um professor orientador nas três etapas de seu desenvolvimento, onde a abordagem do objeto de estudo deverá relacionar-se com a habilitação do curso.

A atividade de TCC será realizada nos dois últimos períodos do curso, num total de 120h, sendo 40h no penúltimo e 80h no último período.

A avaliação do TCC será realizada por uma banca examinadora, conforme disposto no Regulamento próprio.

A avaliação do trabalho será realizada a partir da apresentação dos trabalhos escritos, seguidos por uma apresentação oral junto à banca examinadora que poderá ser pública.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

Formar o Bacharel em Sistemas de Informação com um amplo conhecimento teórico, prático, científico e tecnológico, bem como responsabilidade social, comprometimento ético, senso crítico e criatividade, apto a atuar em gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações.
Objetivos Específicos:

São objetivos específicos do curso de Sistemas de Informação do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos:

  • promover condições para que o aluno desenvolva sua capacidade reflexiva, lógica e abstrata na solução de problemas;
  • propiciar formação básica sólida em Ciência da Computação, Matemática e Sistemas de Informação, além de formação tecnológica, formação complementar com ênfase no estudo das organizações, formação humanística e formação suplementar.
  • estimular a autonomia do aluno e a consciência sobre a necessidade do contínuo aprimoramento profissional através da educação continuada;
  • incentivar a investigação científica e tecnológica e a extensão universitária por meio do desenvolvimento de projetos;
  • despertar o espírito empreendedor;
  • proporcionar uma formação do aluno alicerçada no Ensino, na Investigação Científica e na Extensão;
  • promover a formação humanística com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo a respeito dos aspectos éticos, políticos, sociais, e econômicos relacionados a área;
  • desenvolver competência gerencial para promover o alinhamento da tecnologia da informação aos objetivos organizacionais;
  • promover atividades que incentivem o trabalho em equipe, o respeito às diferenças, a cooperação, bem como a consciência sobre a importância do seu papel como agente transformador da sociedade.

Coerência do currículo com os objetivos do Curso:

O curso de Sistemas de Informação, a partir da delimitação das disciplinas em sua organização curricular, apresenta uma proposta reflexiva e crítica e um compromisso com a capacitação técnica percebida através de seu conjunto de atividades de ensino e aprendizagem, buscando a consonância com os objetivos do curso. No quadro abaixo apresentamos esses objetivos e as atividades acadêmicas relacionadas a ele:


PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso do curso de Sistemas de Informação, do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, é caracterizado por uma sólida formação em ciência da computação, matemática e administração, com uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, capaz de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação nas organizações, desenvolver e evoluir sistemas de informação, visando o desenvolvimento e a gestão de soluções baseadas em tecnologia da informação para processos de negócios das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio.
Além da formação técnica, o egresso terá consciência e conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas, bem como das questões culturais e ambientais envolvidas no uso das tecnologias da computação e no atendimento e na antecipação estratégica das necessidades da sociedade.
Assim sendo, a formação do Bacharel em Sistemas de Informação, do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

  • Identificar problemas que têm uma solução algorítmica;
  • Conhecer os limites da computação;
  • Resolver problemas usando um ambiente de programação;
  • Tomar decisões e inovar, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas de hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação consciente dos aspectos sociais, profissionais, legais, éticos, políticos e humanísticos bem como, das questões culturais e ambientais decorrentes;
  • Preparar e apresentar seus trabalhos e problemas técnicos e suas soluções para audiências diversas, em formatos apropriados (oral e escrito);
  • Avaliar criticamente projetos de sistemas de computação;
  • Adequar-se rapidamente às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho;
  • Ler textos técnicos na língua inglesa;
  • Empreender e exercer a liderança, coordenação e supervisão na sua área de atuação profissional;
  • Selecionar, configurar e gerenciar tecnologias da Informação nas Organizações;
  • Atuar nas organizações públicas e privadas, para atingir os objetivos organizacionais, usando as modernas tecnologias da informação;
  • Identificar oportunidades de mudanças e projetar soluções usando tecnologias da informação nas organizações;
  • Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e integração das soluções propostas;
  • Gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de Tecnologia da Informação das organizações;
  • Modelar e implementar soluções de Tecnologia de Informação em variados domínios de aplicação;
  • Interagir com pessoas que atuam no processo de negócio apoiado pelo Sistema de Informação;
  • Gerenciar equipes de trabalho no desenvolvimento e evolução de Sistemas de Informação;
  • Aprender sobre novos processos de negócio;
  • Representar os modelos mentais dos indivíduos e do coletivo na análise de requisitos de um Sistema de Informação;
  • Aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação.

Coerência do Currículo com o Perfil desejado do Egresso e com as DCNs

Buscando aprofundar a relação entre o objetivo do curso e o perfil do egresso, destaca-se a importância da habilidade na resolução de problemas do mundo real, dentro de um contexto organizacional. Para tal o curso forma profissionais que entendam a complexidade organizacional, em suas diversas dimensões, e façam uso de conceitos, metodologias, técnicas e ferramentas da área de Sistemas de Informação para se instrumentalizar e atuar satisfatoriamente neste ambiente. O quadro abaixo mostra a articulação entre o perfil do egresso e os componentes curriculares do curso de Sistemas de Informação do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos.


LABORATÓRIOS DO CURSO

As salas dos laboratórios de informática são ventiladas, amplas e com paredes de alvenaria pintadas, com piso de granitina, contendo bancadas de granito sustentadas por uma estrutura metálica e com espaçamento para cadeirantes, obedecendo as normas da NBR-9050. O horário de Funcionamento dos Laboratórios é das 07:15 às 22:30 horas, de segunda a sexta, e aos sábados em horários previamente agendados quando há necessidade de uso. O atendimento aos alunos é feito por funcionários e monitores do Departamento de Tecnologia da Informação.

O Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari dispõe de 05 (cinco) laboratórios de informática sendo 02 (dois) especializados para atender ao curso de Sistemas de Informação, com equipamentos em quantidades necessárias ao seu bom funcionamento.

No que se refere à acessibilidade arquitetônica os laboratórios oferecem as condições adequadas com rampas, corrimões, piso tátil, bancadas e equipamentos, todos seguindo as normas técnicas específicas para cada caso.

Os Laboratórios de Informática do IMEPAC Araguari são coordenados pelo Departamento de Tecnologia da Informação – DTI, possuem Regulamento próprio e plano de atualização.

Laboratórios de Informática:

Laboratórios Especializados do Curso:

 

INFORMAÇÕES

sistemasdeinformacao@imepac.edu.br

Links:

Blog do Curso de Sistemas de Informação