Pedagogia

Duração: 04 anos Turno: Noturno – Semestral Tempo de Integralização: Min. 08 semestres | Max. 12 semestres.

Titulação: Pedagogo Carga Horária Total: 3.200 h

SOBRE O CURSO

Os egressos do curso de Pedagogia têm a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional. São preparados para atuar na Educação Básica como docentes de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e nos conteúdos pedagógicos do Ensino Médio – modalidade Normal. Também estão aptos a constituírem-se membros das equipes de gestão, supervisão e orientação de unidades escolares, atuando no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos e programas educacionais. Além disso, poderão atuar na organização de processos educativos em diferentes sistemas de ensino, bem como em ambientes não escolares, sendo capazes, também, de produzir e difundir o conhecimento, em diversas áreas da Educação.

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

O profissional pedagogo pode desempenhar as seguintes atribuições:

  • Ensinar, acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem de cada aluno;
  • Orientar e coordenar professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino e da aprendizagem;
  • Planejar e verificar se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com a legislação educacional;
  • Trabalhar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou necessidades educacionais especiais, auxiliando sua inclusão escolar e social;
  • Gerenciar e supervisionar sistemas ou redes de ensino;
  • Coordenar o trabalho pedagógico de escolas;
  • Atuar no setor de Recursos Humanos em empresas, colaborando com psicólogos e administradores na seleção, recrutamento e treinamento de funcionários;
  • Atuar em classes hospitalares, atendimento individualizado ou brinquedotecas hospitalares;
  • Atuar como educador brinquedista em Brinquedotecas públicas e particulares,
  • Planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos e programas educacionais em ONGs, igrejas e projetos sociais de diferentes comunidades;
  • Assessorar editoras de livros didáticos e paradidáticos;
  • Assessorar empresas que constroem brinquedos infantis;
  • Revisar revistas e periódicos especializados;
  • Colaborar na construção de softwares educativos;
  • Atuar na Educação a distância;
  • Tornar-se pesquisador.

MERCADO DE TRABALHO

O Pedagogo poderá atuar:

  • Na docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na modalidade Normal;
  • Na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino;
  • Na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional;
  • Nas áreas emergentes do campo educacional, tais como Pedagogia Empresarial e Hospitalar.

ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

Reconhecido pelo Decreto do Governo do Estado de Minas Gerais de 28 de março de 2006, publicado no jornal “Minas Gerais” de 29 de março de 2006. Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 278, de 01 de abril de 2015 publicada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC), no Diário Oficial da União de 02 de abril de 2015, p. 45.

COORDENADORA DO CURSO

Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Maria Teresa de Beaumont.

Possui graduação em Biologia (1989), Pedagogia (1992), e Música (1999), especialização em Pesquisa em Educação (1992) e em Educação Musical (2001) e mestrado em Educação (2003), pela Universidade Federal de Uberlândia.

Atua como professora no Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, de Araguari-MG, com ênfase na formação musical de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, desde fevereiro de 1990.

Atua como professora desde agosto de 2014, com ênfase nas disciplinas Metodologia da Arte, Formação Docente e Metodologia Científica.

Atua como coordenadora do curso de Pedagogia desde março de 2009.

CORPO DOCENTE DO CURSO

DOCENTE

TITULAÇÃO

Ana Lúcia Costa

Mestre

Carla Maria Ferreira Stopa

Mestre

Cíntia Pereira Dozono de Almeida

Doutora

Gilma Maria Rios

Doutora

Janine Pereira de Sousa Alarcão

Mestre

Laurice Mendonça da Silveira

Especialista

Leandra Mendes do Vale

Mestre

Lucivânia Marques Pacheco

Doutora

Maria Luiza Borba Alves

Especialista

Maria Teresa de Beaumont

Mestre

Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira

Doutora

Paulo Roberto de Oliveira Santos

Doutor

Valéria Alves da Silva

Mestre

 

Núcleo Docente Estruturante do curso – NDE

  • Prof.ª Me. Maria Teresa de Beaumont – presidente
  • Prof.ª Me. Ana Lúcia Costa e Silva
  • Prof.ª Dr.ª Cíntia Pereira Dozono de Almeida
  • Prof.ª Dr.ª Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira
  • Prof.ª Me. Valéria Alves da Silva

 

MATRIZ CURRICULAR

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OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral:

Formar professores conscientes de suas ações e de seu compromisso com uma educação básica de qualidade para exercer a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.


Objetivos Específicos:

  1. Formar e capacitar professores, em nível superior, para o exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  2. Formar e capacitar profissionais, em nível superior, para atuarem na educação básica, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos metodológicos intencionais, bem como em outras áreas que necessitem de planejamento execução e acompanhamento, com competências técnico-científica, humana e política, considerando o seu papel de agente de transformação do contexto sociocultural, econômico, filosófico e pedagógico dos cenários regional e nacional;
  3. Discutir sobre a fundamentação das teorias da aprendizagem e dos processos pedagógicos na busca da compreensão do ensino-aprendizagem e das atividades docentes;
  4. Discutir pressupostos teórico-metodológicos das diversas áreas do conhecimento, ligados à linguagem, à matemática, às ciências sociais, geográficas e naturais, à arte e ao movimento, enfocando seu aspecto prático-metodológico, propiciando uma visão ampla do processo de produção de conhecimento;
  5. Refletir sobre os processos humanos globais e a interferência das dimensões cognitivas, corporais, sociais, étnico-culturais, emocionais, políticas e econômicas, assim como as múltiplas dimensões psicossociais na construção do conhecimento dos educandos e dos educadores;
  6. Analisar os fundamentos teóricos do planejamento educacional e sua relação no processo de desenvolvimento e consecução dos objetivos propostos;
  7. Possibilitar discussão sobre os aspectos teórico-práticos necessários à elaboração e implementação do projeto pedagógico como experiência de trabalho coletivo na escola, de forma a adequar a utilização de metodologias e tecnologias educacionais à realidade;
  8. Promover uma postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência;
  9. Promover a formação de profissionais competentes e compromissados com a vida social, tornando-os capazes de entender a diversidade humana, buscando soluções de modo individual ou coletivo, colaborando com a articulação da escola com as famílias dos alunos e a comunidade em geral, mantendo seu compromisso ético-profissional;
  10. Proporcionar ao graduando a oportunidade de atividades extencionistas sobre o processo de ensino-aprendizagem, num enfoque inter e transdisciplinar, com base no ensino e na extensão.

PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do Curso de Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari serão profissionais habilitados a atuar na Educação Básica como docentes na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, nos conteúdos pedagógicos do Ensino Médio, bem como atuar na organização e gestão do processo educativo das unidades escolares, nos projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional.

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

O Laboratório didático especializado do curso de Pedagogia – Brinquedoteca foi inaugurado em agosto de 2010 como um espaço para pesquisa, criação e divulgação de procedimentos e recursos pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Arte nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Especial. Com um espaço físico mais amplo e adequado, sua reinauguração se deu em setembro de 2013.

A Brinquedoteca é um espaço de aplicação para os alunos do curso de Pedagogia, no qual podem vivenciar experiências práticas relacionadas aos estudos teóricos que realizam nas diversas disciplinas. Também estabelece parcerias com escolas de Educação Básica da rede de ensino pública de nossa cidade e região, realizando ou participando dos seguintes projetos: “O que eu vou ser quando crescer?”; “Ecofilme”; oficinas do “PAJEC”; “Dia da Família”; ações diversas com as crianças do projeto social “Escolas de Educação Infantil” do IMEPAC; “Feira do Conhecimento” e dos projetos que estão em fase em construção: “Passe um dia no IMEPAC”, “Lição de casa” e “Escola de pais”.

Fotos da Brinquedoteca

INFORMAÇÕES E LINKS

E-mail: pedagogia@imepac.edu.br

Telefones:

(34) 3249-3900 Ramal 916 (Maria Teresa)
(34) 3249-3900 Ramal 912 (Márcia)
(34) 99106-6053 (Maria Teresa)