TJMG em parceria com o IMEPAC inaugura Posto de Atendimento Pré Processual - PAPRE

quarta, 05 de setembro de 2018 | Categoria: Geral

Um dia marcante na história de Araguari. Mais uma parceria de sucesso do IMEPAC, desta vez, com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, que beneficiará a população araguarina e ajudará a desobstruir o volume de processos na comarca local.

O IMEPAC Araguari inaugurou hoje, (05), em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a sala do Posto de Atendimento Pré Processual, o PAPRE do CEJUSC da Comarca de Araguari no Núcleo de Práticas Jurídicas do IMEPAC. Este é o primeiro Posto do estado inaugurado na gestão do Presidente Des. Nelson Missias, com o objetivo de diminuir consideravelmente a quantidade de litígios que chega aos tribunais.

O evento aconteceu em duas etapas. A primeira foi no Núcleo de Prática Jurídica do IMEPAC, onde foi disponibilizada uma sala para conciliações e dois estagiários para auxiliarem nos processos.

Entre os presentes, estiveram o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Desembargador Nelson Missias de Morais, a 3ª vice-presidente do TJMG, Desembargadora Mariângela Meyer, além dos Desembargadores Doorgal Borges Andrada, Gilson Soares Lemes, Marcos Lincoln dos Santos, Amauri Pinto Ferreira e Maurício Torres Soares que também é Presidente da AMAGIS, os juízes da comarca de Araguari, Haroldo Pimenta, Karla Larissa Augusto de Oliveira, Fernanda Icassatti Corazza, Danielle Pozzer Nunes, Márcio José Tricote, Calvino Campos, Cássio Macedo Silva e Armando Rodrigues Ventura Júnior; a juíza diretora do foro da Comarca de Uberlândia, Maria Elisa Taglialegna, o Juiz do TRT Arlindo Cavalaro Neto, o Promotor da Comarca de Araguari Henrique Otero Costa, além de vários advogados. Representando o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, IMEPAC, estiveram presentes o Diretor Executivo José Júlio Lafayette, a Diretora Geral, Divânia Freitas e o Promotor e Coordenador do curso de Direito do IMEPAC, Marco Aurélio Nogueira e o prefeito municipal Marcos Coelho, além de delegados da comarca.

Também houve uma cerimônia no Fórum Doutor Oswaldo Pieruccetti, onde todas as autoridades se reuniram para a inauguração oficial do PAPRE. Todas as autoridades estiveram presentes e reforçaram a importância do projeto e da parceria com o IMEPAC.

“Essa cultura da litigiosidade tem que ser revertida, porque quando você busca solução dos conflitos por um meio pré-processual, você traz a efetividade daquilo que se buscaria no judiciário, e você economiza.” Disse o presidente do TJMG Nelson Missias de Morais.

Para a desembargadora e 3ª Vice-Presidente do TJMG, Mariângela Meyer “é importante que o advogado saiba que, assim como o cliente, quando se tem uma conciliação, ele também sai ganhando. É cultural do brasileiro “levar o outro na justiça”, e aí o advogado entra como o intermediador disso, mas numa conciliação a finalização é mais rápida, e o advogado ganha tempo, serenidade, confiança... e isso tudo significa uma mudança de comportamento”, explicou.

A parceria entre o IMEPAC e o TJMG abre também uma nova perspectiva de formação de novos profissionais do Direto com perfil voltado a solução de problemas de forma mais ágil.

“A iniciativa do IMEPAC, do curso de Direito aceitar a montar o PAPRE é fundamental como marco de uma nova modalidade de justiça. O Brasil está sobrecarregado de processos, e nós temos que tentar conciliar antes de iniciarem os processos. A partir do momento em que o IMEPAC participa desse projeto, que será nacional, os próprios alunos e professores passam a se aculturar desse modelo de justiça.” Comentou o Desembargador Doorgal Borges Andrada.

“Esse é um projeto inovador. Na gestão do Presidente Desembargador Nelson Missias esse foi o primeiro PAPRE a ser inaugurado, e antes dessa inauguração oficial nós fizemos alguns atendimentos e os números mostram a eficiência desse trabalho. O índice de sucesso foi de 95% de algumas dezenas de casos que atendemos.” Contou José Júlio Lafayette, Diretor Executivo do IMEPAC Araguari.

O modelo de atendimento pré-processual que está sendo adotado aqui em Minas Gerais já existe na Europa. “Essa é uma tendência mundial, na Europa, por exemplo, é obrigatório que haja uma tentativa de conciliação antes do processo começar. Nós, do IMEPAC e o TJMG estamos sendo vanguardistas nesse sentido”, completou o Diretor Executivo do IMEPAC.