Projeto Integrador propõe reflexão sobre pessoas com deficiência

Projeto Integrador propõe reflexão sobre pessoas com deficiência

sexta, 12 de maio de 2017 | Categoria: Geral

Sob orientação das professoras Adriana Herman e Danielle Fernandes, os alunos dos primeiros períodos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição participaram de uma atividade na qual tiveram seus olhos vendados, mãos ou pés com dificuldade de mobilidade e usaram cadeiras de rodas percorrendo o caminho da sala de aula até o ginásio da faculdade. Ao retornarem do ginásio, os alunos passaram pelo banheiro e bebedouro sentindo na pele as dificuldades que as pessoas com deficiências vivem diariamente.

A atividade faz parte da disciplina Projeto Integrador. Nesta etapa está sendo trabalhada a Humanização e Ética aos diversos tipos de deficiência, tendo como objetivo fazer com que os alunos reconheçam as dificuldades de um deficiente visual e físico através de atividades práticas que envolvam a visão e a mobilidade além de despertar a diversidade social e o respeito às diferenças.

Ao retornarem para a sala de aula foi proposta uma discussão sobre as dificuldades encontradas ao longo do exercício. Segundo o aluno Marcos Paulo, do curso de Farmácia, “a atividade foi muito importante, pois nela vimos que a vida pode nos surpreender, pessoas com alguma deficiência, seja ela qual for, estão sempre superando seus limites e nos ensinando como a vida, apesar de todos os problemas, pode ser bela”. As alunas Ana Carolina, Jéssica Mendes e Karolayne perceberam que essas pessoas encontram sim bastantes dificuldades, porém se tiverem ajuda tudo se torna mais acessível.