Professores IMEPAC participam de Aperfeiçoamento Docente Continuado 2017-2

Notícias

Professores IMEPAC participam de Aperfeiçoamento Docente Continuado 2017-2

quarta, 20 de dezembro de 2017 | Categoria: Geral

 

            Na noite de segunda-feira (18), professores, diretores e coordenadores de cursos do IMEPAC Araguari participaram do Aperfeiçoamento Docente Continuado (ADC) 2017/2. O evento organizado pelo E-Labore (Núcleo de Inovação e Apoio Pedagógico) teve como objetivos: expor as mudanças institucionais na área acadêmico-pedagógica, propiciar a construção compartilhada dos Planos de Ensino-Aprendizagem, estimular a interdisciplinaridade, incentivar a incorporação de metodologias ativas, experienciar a prática da Sala de Aula Invertida e fortalecer o uso da Plataforma Blackboard.

            Nesta edição, o ADC se concentrou em uma abordagem mais prática, tendo como tema “PLANEJAMENTO: um terreno estratégico”. Para tal, os docentes se preparam previamente por meio da leitura de um material postado na Plataforma. Na ‘pré-aula’, foram abordados os seguintes tópicos: Noções básicas sobre Metodologia Ativa “Sala de Aula Invertida”; Noções básicas sobre Planejamento Acadêmico-Pedagógico; Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso; Projeto Pedagógico de cada curso do IMEPAC; Modelo de Plano de Ensino-Aprendizagem IMEPAC 2018 preenchido; Modelo de Plano de Ensino-Aprendizagem IMEPAC 2018 em branco; e Calendário Acadêmico IMEPAC 2018.

            A abertura do ADC 2017/2 foi feita pela Profa. Divânia Araújo Freitas, diretora geral do IMEPAC Araguari, que trouxe uma breve exposição sobre as mudanças institucionais da área acadêmico-pedagógica para 2018. A diretora enfatizou que as mudanças foram pensadas a partir de contribuições de toda comunidade acadêmica e totalmente adequadas à realidade em que vivemos.

            Após o coffee-break, os docentes se reuniram em pequenos grupos (divididos de acordo com o curso/área) para uma atividade prática na qual construíram, de forma colaborativa, um modelo de Plano de Ensino-Aprendizagem. “O desafio de hoje foi terminar o exercício até 22h40 e postar um plano de ensino concluído na plataforma. Os coordenadores de curso foram instruídos a mediarem todo o processo e nós do E-Labore demos um suporte em todas as salas”, disse a Profa. Rejane Rúbio, membro da comissão organizadora do evento.

            A presença dos docentes no ADC realmente superou todas as expectativas, reafirmando o comprometimento dos mesmos em estar alinhados com a instituição e o cuidado em oferecer aos alunos um ensino de excelência. 

 

Confira as fotos do evento!