PEDAGOGIA E PROJETO INTEGRADOR: responsabilidade social em ação

PEDAGOGIA E PROJETO INTEGRADOR: responsabilidade social em ação

quarta, 13 de dezembro de 2017 | Categoria: Geral

Iniciado em 2010 no curso de Pedagogia, o Projeto Integrador adquiriu novo formato em 2016 e, nesses dois anos, foi capaz de proporcionar aos alunos e à sociedade, aprendizagens que vão muito além da formação obtida em sala de aula. Nesse ano, as professoras Ana Lúcia e Maria Teresa idealizaram uma última fase, qual seja a obtenção de feedback dos colaboradores, que são as pessoas beneficiadas pelos trabalhos dos alunos.

Dos 24 projetos realizados nesse semestre, destaca-se o feedback de dois. Um deles, dado por uma aluna da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos, de uma escola estadual e outro por um pastor de uma igreja evangélica da cidade. Espera-se que nos semestres seguintes o curso continue implementando ações eficazes na melhoria da qualidade educacional do nosso município e região.

Relato do pastor:

“Boa noite! Que a paz seja com todos, eu sou o pastor fundador e idealizador de alguns projetos, os quais já estão se tornando realidade em prol dessa parceria que a gente tem com o IMEPAC. Quero agradecer a toda equipe do IMEPAC, no nome das pessoas da Cintia Dozono, Divânia e Dr. Marcelo que nos proporcionaram esta parceria. Estou maravilhado, pois o IMEPAC não tem sido só uma instituição de ensino superior, tem sido mais: tem formado pessoas com princípios e valores e com responsabilidade social maravilhosa. Sendo assim, então, este projeto que as meninas da Pedagogia começaram, fazendo evento, ralando, trabalhando... sou testemunha! Vi elas idealizarem o projeto, fizeram, colocaram a mão na massa, pintaram, venderam ingressos, fizeram comida e hoje é uma realidade. Em poucos dias conseguiram o parquinho, o pula-pula, piscina de bolinha, pintar essas pinturas maravilhosas aí. Então vocês servirão de incentivo para eu continuar, sabendo que existem pessoas maravilhosas que também se preocupam com os outros. Um dos resumos do mandamento do Senhor é ‘amar ao Senhor sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos’. Essa equipe está de parabéns, eu entendo que excelência não é perfeição, excelência é fazer com tudo que você tem, com tudo que você é, e se eu puder nomear este trabalho, quero nomear como um trabalho de excelência. Estão de parabéns!”

Poesia da aluna de EJA:

Fui uma menina sofrida

Sem conhecimento da vida

Não tive o prazer de estudar

Meus estudos foi trabalhar

Meu lápis era a enxada

Não sobrava tempo pra nada

Na roça todo dia

Pra ajudar a família

Pobre não tem que estudar, meu pai dizia

Hoje estou aqui com o lápis na mão

Longe do sertão

Tentando desenvolver minha mentalidade

Da enxada eu não tenho saudade

E digo pra vocês que nunca é tarde

Quando se tem vontade

E pessoas que acreditam no seu potencial de verdade.

Obrigada meninas por terem despertado esse dom em mim.

Esse projeto mudou minha vida, e eu continuarei até o fim.