NPJ celebra instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos no IMEPAC

Notícias

NPJ celebra instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos no IMEPAC

quarta, 11 de outubro de 2017 | Categoria: Geral

           Na noite de ontem (10), o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do IMEPAC promoveu uma palestra sobre “Procedimento pré-processual no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC)”. O evento contou com a presença da palestrante Dra. Juliana Faleiros, juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Araguari e coordenadora do CEJUSC.

            Além dos esclarecimentos sobre a importância do setor pré-processual, a juíza falou sobre a instalação no NPJ do CEJUSC - Posto de atendimento Pré-Processual, que se deu a partir de um convênio do IMEPAC com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.  No Núcleo serão agendadas e realizadas audiências de conciliação/mediação para casos em que ainda não há um processo na justiça, visando obter o acordo entre as partes, evitando assim, a judicialização de processos.

          Segundo a Profa. Adriana Quintino, coordenadora do NPJ, a instalação do CEJUSC no IMEPAC demonstra a cooperação entre o TJMG e demandantes, e tem como grande fator positivo possibilitar a redução das demandas judiciais, realizando sessões de conciliação pré-processual, ou seja, desavenças que podem ser solucionadas antes de se transformarem em processos judiciais. “O aluno estagiário do NPJ poderá participar como conciliador das partes (devidamente capacitado nos moldes da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça), atuando efetivamente nas sessões de conciliação, buscando solucionar o conflito de forma neutra e imparcial, o que traz uma experiência profissional ímpar e desenvolve a habilidade de argumentação e solução de conflitos.” A coordenadora ressaltou que para a efetivação do acordo, eles contaram com o apoio incondicional da Direção, que esteve presente na palestra, e da Coordenação do Curso de Direito.