Notícias

NPJ celebra instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos no IMEPAC

quarta, 11 de outubro de 2017 | Categoria: Geral

           Na noite de ontem (10), o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do IMEPAC promoveu uma palestra sobre “Procedimento pré-processual no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC)”. O evento contou com a presença da palestrante Dra. Juliana Faleiros, juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Araguari e coordenadora do CEJUSC.

            Além dos esclarecimentos sobre a importância do setor pré-processual, a juíza falou sobre a instalação no NPJ do CEJUSC - Posto de atendimento Pré-Processual, que se deu a partir de um convênio do IMEPAC com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.  No Núcleo serão agendadas e realizadas audiências de conciliação/mediação para casos em que ainda não há um processo na justiça, visando obter o acordo entre as partes, evitando assim, a judicialização de processos.

          Segundo a Profa. Adriana Quintino, coordenadora do NPJ, a instalação do CEJUSC no IMEPAC demonstra a cooperação entre o TJMG e demandantes, e tem como grande fator positivo possibilitar a redução das demandas judiciais, realizando sessões de conciliação pré-processual, ou seja, desavenças que podem ser solucionadas antes de se transformarem em processos judiciais. “O aluno estagiário do NPJ poderá participar como conciliador das partes (devidamente capacitado nos moldes da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça), atuando efetivamente nas sessões de conciliação, buscando solucionar o conflito de forma neutra e imparcial, o que traz uma experiência profissional ímpar e desenvolve a habilidade de argumentação e solução de conflitos.” A coordenadora ressaltou que para a efetivação do acordo, eles contaram com o apoio incondicional da Direção, que esteve presente na palestra, e da Coordenação do Curso de Direito.