IV Congresso Científico alcança número recorde de trabalhos inscritos

quarta, 07 de junho de 2017 | Categoria: Geral

O IV Congresso Científico do IMEPAC Araguari aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de junho. Tendo como tema “Ética, Inovação e Sustentabilidade”, o Congresso teve como objetivo fomentar iniciativas de investigação científica que colaboram para o crescimento intelectual e o engrandecimento dos diversos saberes.

Ao longo dos três dias, os 1.005 inscritos no Congresso, sendo eles do IMEPAC e também de outras instituições da região, tiveram a oportunidade de participar de palestras ministradas por professores e profissionais de todo o Brasil e também de Portugal, trazendo a ilustre presença de referências acadêmicas da Universidade de Coimbra. O Prof. Dr. António Rochette Cordeiro, da Universidade de Coimbra, destacou o caráter interdisciplinar do evento “Foi uma experiência muito interessante poder conhecer o trabalho dos alunos e também visitar as escolas do município. Estou muito satisfeito!”

Além disso, o evento alcançou a incrível marca de 161 trabalhos inscritos, com 82% de aprovação. Destes, 71 foram apresentados na modalidade Pôster e 61 em Comunicação Oral. “Essa grande quantidade de trabalhos inscritos, que foi mais que o dobro do III Congresso, nos traz muito prestígio e mostra que estamos no caminho certo, principalmente na questão do ensino e também da pesquisa. Esse resultado está alinhado com a nossa evolução”, ponderou o Prof. Herbert Souza, presidente da Comissão Científica.

Presente nos três dias de evento e atuando também como avaliador dos trabalhos apresentados, o vereador Warley Maravilha ficou surpreso com o envolvimento dos estudantes que trabalharam questões inerentes a nossa sociedade. “Fique bastante feliz em perceber o quanto o IMEPAC estimula os alunos a se envolverem nessas atividades.”

Na noite de quarta-feira (07), foi feito um grande encerramento do evento no Ginásio do IMEPAC. Abrilhantando a festa, as crianças do Coral do Conservatório Estadual de Música “Raul Belém” encantaram a todos com belíssimas canções.

Em seguida foi feita a entrega dos prêmios de Honra ao Mérito para os dois trabalhos que mais se destacaram de acordo com os critérios analisados pela Comissão Científica. Na área de Ciências Biológicas e da Saúde, o aluno MATHEUS ASSIS DE ALMEIDA, orientados pelas professoras MARÍLIA PESTALOZZI LIMA CHAGAS e LETÍCIA ROSA SANTOS DUARTE recebeu as homenagens pelo trabalho “A acupuntura, como prática integrativa do SUS, para tratamento da dor crônica (não maligna) e melhoria na qualidade de vida”. Já na área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, RAFAELA DOS ANJOS RIBEIRO e a professora ADRIANA ALVES QUINTINO MENEZES receberam o prêmio pelo trabalho “Direito Sistêmico: aplicação das constelações sistêmicas no judiciário”. “Gostaria de agradecer imensamente a oportunidade de ter apresentado o trabalho sobre Direito Sistêmico, trabalho esse que me dedico a alguns anos e pude contar com a colaboração da professora Adriana Quintino, a qual desde a primeira defesa que fiz sobre o tema acreditou e confiou na proposta, bem como o professor Silvio Ernane o qual foi meu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso acerca do mesmo tema. Agradeço a toda equipe da comissão científica e as pessoas que mobilizaram para que tal fato acontecesse.”

Na oportunidade, a Profa. Divânia Araújo Freitas lançou a campanha “VOLUNTARIADO – abrace essa causa!”, visando incentivar os alunos as se envolverem em trabalhos sociais. “Na análise de currículos também é observado esse tipo de iniciativa do profissional que, de alguma forma, se envolveu com causas sociais”, completou.

Encerrando as atividades do Congresso, Gabriel Massote, fundador da ONG Salve Mais Um, emocionou a todas com sua história de vida, superação e atuação em prol de outras vidas que podem ser salvas por cada um de nós.

O Dr. José Júlio Lafayette, diretor executivo do IMEPAC, parabenizou os alunos pelos trabalhos e também colaboradores que tanto se empenharam para o êxito do Congresso. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos, discentes e docentes, por esse belíssimo evento. Com certeza esse tipo de evento transforma toda a sociedade que, com o tempo, começa a sentir diretamente a diferença da ação desses projetos. Nós estamos aqui para incentivar. E que venham os próximos! Parabéns!”

O IMEPAC Araguari agradece a participação e o empenho dos alunos, professores, colaboradores, voluntários, convidados, enfim, todos que contribuíram para que o IV Congresso Científico alcançasse a excelência. Nos vemos em 2019!