Intérprete de Libras, junto a médicos e estudantes do IMEPAC, garante atendimento integral a famílias com necessidades especiais

terça, 04 de setembro de 2018 | Categoria: Geral

Os alunos do 4º período de medicina do IMEPAC Araguari iniciaram no mês de agosto, as atividades no bairro Bella Suiça III, em parceria com a UBSF Portal de Fátima, orientados e supervisionados pela professora e preceptora da disciplina Interação Comunitária, Melissa Mariane Reis.

Durante o desenvolvimento das atividades, eles receberam três famílias com deficiência auditiva, e notaram dificuldades na comunicação entre os surdos e a equipe de atendimento. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na maioria das vezes é desconhecida por grande parte da comunidade, incluindo os profissionais de saúde.

As unidades de saúde não contam com intérpretes, o que torna difícil prestar um atendimento mais humanizado a esses pacientes. Diante dessas necessidades e buscando uma solução, os acadêmicos juntamente com a professora, incluíram em suas visitas uma interprete de LIBRAS.

“Convidamos a Vanessa Fernandes, do IMEPAC, que faz parte do Apoio Psicopedagógico oferecido pelo NAAP para que o atendimento ocorresse de forma integral, então, conseguimos que a assistência fosse realizada de forma completa, humanizada e levando a essas famílias saúde como um todo, dentro dos princípios do SUS, como a integralidade, universalidade e equidade.” Explicou a preceptora e professora Melissa Mariane Reis.

Os atendimentos para essas famílias no Bairro vão ser contínuos e com o auxilio da interprete sempre que for necessário.