Intercâmbio Unipac Araguari 2012

Notícias

Intercâmbio Unipac Araguari 2012

quarta, 05 de setembro de 2012 | Categoria: Geral

A primeira semana do mês de Agosto na Unipac Araguari foi marcada pela recepção aos intercambistas norte-americanos da State University of New York – SUNY, da cidade de Buffalo (EUA), que vieram ao Brasil e, em especial, à UNIPAC Araguari, com o objetivo de conhecer um pouco sobre o sistema de saúde pública brasileira e estreitar relações culturais e profissionais com estudantes e professores da UNIPAC. A visita aconteceu ente os dias 02 e 07 de Agosto e, neste período, o grupo pode conhecer as dependências da Faculdade, os hospitais públicos, os postos de saúde da cidade, a APAE, o Asilo da Sociedade São Vicente de Paulo, o Palácio, o Museu dos Ferroviários, a Casa da Cultura, o Pica-Pau Country Club, os bares e restaurantes araguarinos e os pontos históricos da cidade, além de participar de palestras sobre o Sistema de Saúde Pública em Araguari e de atividades artístico-culturais. Foram 05 dias com uma extensa programação, nos quais o grupo de estudantes, acompanhado pela professora Kimberley, se encantou com a receptividade dos araguarinos e com os saborosos pratos mineiros. As intercambistas aproveitaram cada instante da visita à UNIPAC Araguari; se emocionaram e emocionaram a nossa equipe na despedida. Os inúmeros momentos marcantes da visita nos deram a certeza de que a nossa hospitalidade – característica do povo mineiro – ficará na memória dos norte-americanos. Em breve um grupo de estudantes da Unipac também visitará a Universidade em Buffalo para conhecer a instituição e também obter informações sobre o sistema de saúde americano. A UNIPAC Araguari acredita que essa troca de experiências contribui para uma formação mais consistente de nossos alunos, ampliando sua visão de mundo.    

Depoimentos:

 

Sethleen Allen – 20 anos – Enfermagem

“Eu amo Araguari! As pessoas de Araguari foram muito calorosas e receptivas. Eu nunca encontrei pessoas tão gentis quanto as que encontrei aqui. Eu aproveitei as comparações entre as salas de aula, laboratórios e o sistema do hospital. Esses dias foram maravilhosos, eu vou sempre me lembrar como foi ótima minha visita. Eu não vejo a hora da próxima visita. Eu também adorei experimentar todas as diferentes comidas e vivenciar a autêntica cultura brasileira. Eu aprendi muito durante minha estadia e tive um divertido tempo fazendo isso. Eu sou muito grata por essa oportunidade e, espero que os amigos que eu fiz aqui possam um dia fazer o mesmo em New York, para podermos mostrar para eles nossa cultura. Eu queria que pudéssemos ficar mais! Eu espero que todos vocês tenham gostado de nós aqui tanto quanto nós gostamos desse encontro com vocês. Obrigado! Sethleen Allen”

 
 

Kimberley Persons – Professora de Terapia Ocupacional da Universidade de Buffalo

“Obrigada pela calorosa recepção no Brasil e em Araguari. Nós aproveitamos todas as oportunidades que vocês organizaram para nós, incluindo o sistema de saúde, a cultura brasileira, e toda a boa comida de Minas Gerais. Nós apreciaríamos sua visita em Buffalo.”

 
 

Kelsey Clark – 20 anos – Fisioterapia

“Minha estadia em Araguari foi absolutamente incrível! Eu nunca encontrei pessoas tão legais e gentis. Eu não acho que houve uma pessoa que não foi amigável. Eu amei aprender sobre tudo que vocês fazem aqui, gostei da aula de anatomia, das danças e da sua cultura. Sua cidade é muito bonita e repleta de vida e amor. Eu tive uma experiência muito positiva aqui e sou grata a vocês. Mara foi muito doce conosco e nos tratou como se fôssemos da família dela. Amanda foi muito gentil e divertida e nos ajudou de verdade a nos inserirmos na cultura brasileira. Giordano também foi muito prestativo. Solimar e Shirley foram incríveis, juntamente com os outros que eu não mencionei. Eu não quero ir embora da sua cidade devido a como vocês são gentis. Eu vou tentarseguir seu exemplo de gentileza que vocês nos ensinaram, quando eu voltar para os Estados Unidos e fazer a diferença lá, pra ser mais parecida com vocês. Muito obrigada por tudo. Eu nunca vou esquecer vocês e espero ver vocês de novo um dia. Eu vou sentir saudades! Abraços e beijos! Kelsey Clark”

 
 

Maggie Kreuz – 18 anos – Terapia Ocupacional

“Olá! Tudo bem! Eu só quero dizer obrigada pra cada um que trabalhou arduamente pra fazer de nossa estadia em Araguari tão maravilhosa. Esses dias excederam muito minhas expectativas e estou muito triste por estarmos indo embora. Todos os dias que eu estive aqui eu aprendi uma coisa nova. Sobre as visitas na clínica de saúde, ao hospital, ao asilo, as apresentações culturais, apenas sair do hotel, eu realmente amei cada segundo. As pessoas foram incríveis. Eu não consigo lembrar os nomes de todo mundo, mas Mara, Solimar, Amanda, Giordano e todos os outros tradutores/acolhedores/guias foram muito receptivos, prestativos e amigáveis. UNIPAC parece uma escola incrível e passar apenas cinco dias aqui me fizeram querer me transferir pra cá. Eu realmente preciso desenvolver meu português! Lembranças para nossos motoristas, Luis foi ótimo e o mesmo para a esposa dele! Araguari é uma cidade maravilhosa e eu já sinto saudade. Obrigada milhões de vezes! Eu amo o Brasil! Muitíssimo obrigada!”

 

 

Lisa Samuels – 20 anos – Pre-med

“Ver como os estudantes brasileiros são preparados para serem médicos foi esclarecedor para comparar com meu curso para ser uma médica. O professor de biologia foi muito instrutivo. O laboratório dele foi um dos meus favoritos aqui. Todas as pessoas foram muito mais que receptivas. A Amanda e o Giordano estiveram conosco ajudando a aprender a cultura. A verdadeira revelação da cidade aconteceu quanto saímos com eles. Todas as comidas foram deliciosas e saborosas. Eu nunca havia experimentado antes e foi muito agradável ter essa oportunidade de conhecer. Os dias de descanso no Pica-Pau Club foram incríveis. Todos os tradutores me ajudaram muito. Eles foram prestativos em responder qualquer pergunta. Essa atitude deles me deixou confortável comigo mesmo e para sair. Toda a cidade de Araguari foi receptiva conosco. Eu serei sempre grata pela hospitalidade que vocês mostraram para todos nós. Vocês nunca serão esquecidos! Com muito amor! Lisa Samuels”

 
 

RoyaLackey – 20 anos – Terapia Ocupacional

“Visitar Araguari foi uma das melhoras experiências da minha vida. As pessoas foram muito gentis e receptivas. A comida aqui é absolutamente incrível, os professores são inspiradores e os estudantes da UNIPAC são muito amigáveis. Eu fiz bons amigos aqui (especialmente Amanda e Giordano), e eu estou muito triste de ter que ir embora. Minhas partes favoritas foram a aula de anatomia e ir no Pica-Pau County Club. Obrigada a todos vocês, tudo que vocês fizeram por nós. Eu nunca esquecerei esse tempo aqui e como todos vocês são bons de coração. Com muito amor, Roya! P.S.: Venham nos visitar em Buffalo.”

 
 

JaymieMerry – 22 anos de idade – Terapia Ocupacional

“Eu verdadeiramente aproveitei minha estadia aqui em Araguari. Desde o momento que nós chegamos, eu me senti bem recebida e confortável. Eu aprendi muito, não só sobre o sistema de saúde, mas também sobre a maravilhosa cultura. Eu amei a comida. E eu especialmente amei as pessoas. Eu não posso agradecer todos vocês o suficiente por tudo que vocês proporcionaram. Essas são memória que eu vou levar pro resto da minha vida e eu sempre lembrarei das pessoas gentis e bonitas de Araguari. Obrigada novamente e com muito amor! Amo vocês! JaymieMerry”

 

KaitlinWisnieski – 21 anos – Biologia

“Muito obrigada por essa experiência na sua linda cidade de Araguari e na UNIPAC. Eu aprendi muitas coisas novas que eu vou me lembrar pelo resto da minha vida. Eu me sinto verdadeiramente abençoada de ter encontrado todas as pessoas maravilhosas que nos ajudaram do começo ao fim da nossa estadia aqui. Vocês são umas das pessoas mais gentis, amáveis e cuidadosas que eu já conheci. Eu espero que um dia eu seja capaz de voltar a Araguari e aprender mais e ver todos vocês de novo. Obrigada novamente!! Com amor! KaitlinWisnieski”

 
 

Bahia Ramadan – 20 anos – Saúde Mental Comunitária

“Eu gostei muito do meu tempo em Araguari. As pessoas foram muito acolhedoras e receptivas. Eu AMEI a comida, a dança, a cultura e aprender sobre o sistema de saúde aqui, que é muito interessante. Os estudantes e professores foram muito prestativos e são umas das melhores pessoas que eu conheci. Foi uma das melhores experiências que eu já tive na minha vida. Um dia, eu VOU voltar em Araguari, e talvez aprender mais um pouco de português! Obrigada por tudo. Vejo vocês muito em breve. Obrigada! Bahia Ramadan”