Interação Comunitária promove ações em saúde

Interação Comunitária promove ações em saúde

segunda, 02 de julho de 2018 | Categoria: Geral

Ao longo do mês de junho, a Interação Comunitária do curso de Medicina realizou uma série de ações.  Sob a supervisão da Profa. Melissa Mariane, os estudantes do 5º período, em parceria com a Atenção Primária à Saúde e a Escola Estadual Madre Maria Blandina “Polivalente”, fizeram uma atividade com enfoque na promoção à saúde e prevenção de doenças.

Durante a ação, várias dinâmicas foram utilizadas para propiciar o envolvimento e a participação ativa dos adolescentes na temática Gestação na adolescência e as DSTs. “Considerando a adolescência uma fase de diversas mudanças passíveis de conflitos de ordem psicológica, social, física e sexual, ressalta-se a necessidade de uma abordagem educativa assertiva e de qualidade”, disse a professora.

Ainda em junho, os discentes do 2º período participaram de uma ação, juntamente com Atenção Primária à Saúde e a UBSF Maria Eugênia. Na ocasião, foi feita uma roda de conversa sobre as atividades realizadas pelos discentes durante as visitas domiciliares, proporcionando maior envolvimento e a participação ativa dae todos na temática “Devolutiva das Atividades e Visitas Domiciliares do 2º período 2018/1”.

Segundo a Profa. Melissa Mariane, “a implantação do estudante na UBSF desperta a atenção para os aspectos organizacionais do serviço de saúde e o conhecimento das características epidemiológicas da área de abrangência, e possibilita a vivência do trabalho em equipe multiprofissional. Trata-se de um importante meio para o aluno compreender seu papel como cidadão coadjuvante no processo de transformação da realidade por intermédio, principalmente, do comprometimento com a saúde e a qualidade de vida das pessoas e da comunidade”.