IMEPAC promove mais um Mutirão de Atendimentos em Saúde, visando atender à demanda reprimida de Araguari e região

segunda, 01 de outubro de 2018 | Categoria: Geral

A fim de prestar atendimentos à população e enxugar a demanda reprimida de Araguari e região, o IMEPAC promoveu mais uma grande ação do Projeto “Expresso Saúde”. O mutirão de atendimentos aconteceu no último sábado (29), no Centro Ambulatorial do IMEPAC, tanto nos consultórios do Ambulatório quanto na Unidade Móvel de Saúde Dr. Veloso, que também estava à disposição do público. Além da equipe de médicos e estudantes de Medicina, alunos do curso de Enfermagem, sob orientação da coordenadora Profa. Karla Walter, também participaram da ação.

Na ocasião, foram oferecidos atendimentos em livre demanda (sem a necessidade de agendamento) para consultas em Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia. Os demais atendimentos foram pré-agendados para as especialidades de Neurologia, Dermatologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia e Nutricionista. De acordo com a coordenadora do Centro Ambulatorial, Daniella Corcino, na ação foram realizados cerca de 600 atendimentos, abrangendo cidadãos de Araguari, Tupaciguara, Estrela do Sul, dentre outras cidades do entorno.

Segundo José Júlio Lafayette, diretor executivo do IMEPAC, o projeto “Expresso Saúde” tem como intuito prestar atendimentos às pessoas que, por alguma razão, não têm acesso a esse tipo de serviço. Aliado ao potencial do Centro Ambulatorial, ações como essa conseguem cumprir com uma das missões do IMEPAC que é trazer benefícios efetivos para a comunidade de Araguari e região. “Mesmo sendo em um fim de semana, nós mobilizamos todo um time de profissionais de excelência e estudantes em prol de um mesmo objetivo, que é oferecer um atendimento gratuito, de qualidade e, principalmente, humanizado para nossa população. Para nós, é gratificante poder ver que todo o esforço empenhado nesse ousado projeto vem sendo coroado com a conquista dos resultados esperados”, disse ele.

Resultados Efetivos

Basta caminhar pelos corredores do Centro Ambulatorial para perceber que o trabalho realizado pelo IMEPAC vem fazendo a diferença na vida das pessoas. São muitas as histórias de pacientes que esperavam há algum tempo por atendimento e, graças à faculdade, vem recebendo o tratamento adequado.

Valéria dos Santos esteve no Centro Ambulatorial do IMEPAC, no último sábado, pela primeira vez. Ela levou os dois filhos para a realização de uma consulta oftalmológica. “Estou esperando há quase dois anos por essa consulta. Fiquei muito feliz quando me ligaram e disseram que conseguiria consultar aqui”. Segundo ela, um de seus filhos estava com um rendimento aquém na escola pela simples necessidade de usar óculos, o que agora será resolvido.

O senhor Carlos Augusto e sua irmã Leila Gonçalves já são pacientes assíduos do Centro Ambulatorial, e não poupam elogios à equipe do IMEPAC. “Eles tratam a gente com carinho, com respeito. Nos dão uma atenção absoluta. Sempre saímos daqui com a solução”, pontuou o senhor Carlos.

Projeto “Expresso Saúde”

A Unidade Móvel de Saúde “Dr. Veloso” foi apresentada oficialmente durante o desfile em comemoração aos 130 anos de Araguari. Desde então, o “Expresso Saúde” tem levado atendimentos a diversos bairros e localidades.

É importante destacar que as ações do projeto são realizadas a partir de uma parceria com o Sicoob Aracoop e com a Prefeitura Municipal, por meio da Atenção Primária do Município. A secretária de saúde Iara Cristina Borges acompanhou o mutirão de atendimentos e ressaltou o quanto a iniciativa do IMEPAC tem trazido benefícios. “É uma parceria que veio em boa hora. Percebemos a satisfação do usuário em realizar suas consultas de forma rápida e com resolutividade. Conseguimos adiantar uma grande demanda que já estava aguardando há algum tempo. Com certeza, será uma parceria duradoura.”

Além dos benefícios prestados à comunidade, ações do tipo também contribuem de forma ímpar para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos IMEPAC. “A cada ação, os discentes percebem que as demandas são diferentes, as queixas são diferentes e, por consequência, eles sempre vão conseguindo linkar os aprendizados de sala de aula com a realidade”, enfatizou a coordenadora do curso de Enfermagem Profa. Karla Walter, que vem acompanhando as atividades do Expresso Saúde.

Responsabilidade Social

Além dos atendimentos em saúde, o IMEPAC possui hoje outros 30 projetos de extensão, cujo objetivo é transpor os muros da faculdade, sendo um agente de transformação social. A Profa. Divânia Araújo Freitas, diretora geral do IMEPAC, destacou que “o aprendizado não pode se restringir à sala de aula. O IMEPAC acredita que por meio da saúde, educação, cultura e esporte, teremos condições de fazer com que a pessoa consiga transformar sua vida”.