IMEPAC inaugura Setor de Ultrassonografia no Centro Ambulatorial

Notícias

IMEPAC inaugura Setor de Ultrassonografia no Centro Ambulatorial

quarta, 25 de outubro de 2017 | Categoria: Geral

            Na manhã de ontem (24), o IMEPAC Araguari inaugurou o “Setor de Ultrassonografia do Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader”. O evento contou com a presença de membros da comunidade acadêmica e externa, pacientes e autoridades do município, dentre elas: prefeito Marcos Coelho; Dr. João Batista Arantes da Silva, secretário de saúde; Rafael Scalia Guedes, secretário de governo; Thereza Christina Griep, secretária de administração; Júberson dos Santos Melo, secretário de desenvolvimento e turismo; Eduardo Tadeu de Paula, presidente do  Conselho Municipal de Saúde; Dra. Marislene Pulsena, coordenadora geral do Internato IMEPAC e da Atenção Primária do município; Dr. Flávio de Souza Faria Resende da Fonseca, médico representante do IMEPAC na UPA; Dr. Marcelo Cardoso, diretor do curso de Medicina; Profa. Divânia Araújo Freitas, diretora geral da faculdade; e Dr. José Júlio Lafayette, diretor executivo do IMEPAC.

            Em um espaço confortável e climatizado, a partir de hoje o IMEPAC oferece aos pacientes a possibilidade de realizar exames de ultrassonografia no próprio Centro Ambulatorial, contado com equipamentos de última geração. Inclusive, o estado de Minas Gerais conta com apenas dois aparelhos do modelo adquirido, sendo um na cidade de Varginha e, agora, outro aqui no IMEPAC. “Hoje nós somos referência em várias especialidades, inclusive na ginecologia e obstetrícia. Conforme foi aumentando a demanda, percebemos que tínhamos que ter um aparelho para otimizar a questão do retorno dos pacientes e possibilitar que os estudantes acompanhassem todo o processo”, disse Daniela Corcino, coordenadora do ambulatório.  Segundo ela, serão realizados em média 15 tipos de ultrassom, como mama, transvaginal, vias urinárias, crânio, obstétrico, dentre outros. Além disso, no setor já estão sendo realizados também exames de eletrocardiograma, possibilitando que o paciente logo após a consulta, se necessário, já realize esse procedimento. “Nós temos uma colaboradora técnica em enfermagem responsável por esse serviço.”

            O secretário de Saúde Dr. João Batista Arantes enfatizou a relevância de mais uma iniciativa de expansão dos atendimentos realizados pela faculdade. “Esse equipamento vai oferecer uma qualidade de exame superior ao que a gente tem visto ao longo do tempo e, além de atender uma população que necessita, vai orientar os nossos alunos quanto à qualidade, importância e utilidade do exame.” O prefeito Marcos Coelho, destacou, mais uma vez a parceria que se faz com o IMEPAC que, além de formar mais de 60 profissionais médicos por semestre, trabalha efetivamente para atender a “demanda da população, trazendo uma saúde melhor para todos”.

 

            Além da questão pedagógica e formação geral dos alunos, a Dra. Marislene Pulsena elogiou a inauguração do novo setor. “As nossas gestantes, por exemplo, vão ter um exame de qualidade e em tempo oportuno”.             Abordando a importância da integração de todos os envolvidos na área da saúde do município, o médico representante do IMEPAC na UPA, Dr. Flávio de Souza, registrou que “essa integração faz com que a população seja muito melhor atendida e a assistência seja integral, como o SUS preconiza”.

 

Mais saúde para todos

            Acompanhado pelos professores e médicos responsáveis pela operação dos aparelhos, Dra. Lara Félix e Dr. Nicholas Damian, e também pelo técnico da Philips, o diretor do curso de Medicina Dr. Marcelo Cardoso salientou que o serviço que o IMEPAC estará oferecendo exclusivamente para o SUS é ainda mais importante que a aparelhagem em si. “Às vezes, nós assistimos no Brasil a colocação de uma aparelhagem, mas sem as pessoas capacitadas para poder exercer de fato a atividade fim daquele equipamento. Não é apenas mais um aparelho: são exames de qualidade que vão gerar para o médico que o solicita uma resolutividade para que ele possa efetivamente atuar mais e melhor.”

            Segundo o Dr. José Júlio Lafayette, diretor executivo do IMEPAC, a ideia de ter um setor de ultrassonografia surgiu em setembro de 2016, logo após a inauguração do Centro Ambulatorial. Na ocasião, o diretor se sensibilizou ao ver pessoas esperando horas na fila em busca de fichas para marcação de exames de ultrassonografia. “Aquilo mexeu muito comigo. Imediatamente comentei com o Dr. Marcelo que, de pronto, comprou a ideia. E assim nós fizemos toda essa programação e hoje, graças a Deus, estamos inaugurando essa sala a fim de oferecer um atendimento digno e humanizado para a cidade de Araguari e região”, completou.

 

Agilidade nos atendimentos, diagnósticos e tratamentos

            Um dos grandes benefícios que o setor de ultrassonografia proporcionará à população será a otimização dos processos, evitando que os pacientes fiquem em uma longa lista de espera para realização dos exames, atrasando o diagnóstico e, caso necessário, tratamento. “Eu trouxe meu filho na semana passada e a médica achou ele com a cabeça aumentada para idade. É excelente o atendimento aqui”, disse Mariana Nunes, mãe do João Pedro (1ano e 4 meses) que em menos de uma semana após a primeira consulta, já está realizando o exame solicitado pelo médico dentro do próprio Centro Ambulatorial do IMEPAC.

            “Eu fiz todo o meu pré-natal aqui. Cheguei com o exame de gravidez, disse que queria fazer o pré-natal e na hora já marcaram pra mim. Tudo deu certo e tudo que eu precisava, eu tinha”, disse a gestante de 32 semanas Deusdete Mendes que agora, com o recurso do aparelho de imagem da faculdade medicina, terá acesso a um pré-natal de altíssima qualidade.

            A gestante de 12 semanas Patrícia Silva descreveu as dificuldades e demoras para realização de exames, ressaltando a importância de o IMEPAC prestar esses serviços e oferecer aos pacientes um espaço confortável, tecnologia de última geração e atendimento humanizado. “Minhas amigas fizeram pré-natal e falaram que o atendimento era excelente. Quando eu vim, marcaram no mesmo dia a consulta já para a semana seguinte.”

            O Centro Ambulatorial “Dr. Romes Nader” fica na Avenida Mato Grosso, nº700, Bairro Centro. Mais informações pelo telefone 3249-3939.