I Seminário de Atenção à Saúde Integral da População LGBT marca lançamento do ABERTAMENTE

sexta, 24 de novembro de 2017 | Categoria: Geral

O AbertaMENTE realizou, na noite de ontem (25), o I Seminário de Atenção à Saúde Integral da População LGBT, com o lançamento oficial do projeto. Além de membros da comunidade acadêmica e externa, o evento contou com a participação das seguintes autoridades: Dr. José Júlio Lafayette, diretor executivo do IMEPAC; Juberson dos Santos Melo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Dr. Marcelo Cardoso de Assis, diretor acadêmico-pedagógico do curso de Medicina; Dr. Alex Miranda, subcoordenador do curso de Medicina; Profa. Divânia Araújo Freitas, diretora geral do IMEPAC; e Dra. Marislene Pulsena, coordenadora da Atenção Primária do município e do Internato IMEPAC; e Profa. Dra. Rosana de Cássia, vice-diretora acadêmica-pedagógica.

A assessora do Núcleo de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Louise de Paula Pinheiro Gonçalves, palestrou sobre o tema “Acolher a Diversidade faz bem pra saúde: Política de Saúde Integral da População LGBT”. “É muito bom ver uma iniciativa que parte dos alunos, porque nós vemos um gás em quem está se formando e logo vai atuar no serviço público e privado”, disse.

Além disso, o evento contou ainda com a presença de Douglas Estevão de Miranda, Coordenador Especial de Políticas de Diversidade Sexual, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais. O convidado abordou a “Cidadania LGBT e Políticas Públicas”, apresentando ao público um panorama geral, com dados, sobre a situação dessas minorias no cenário nacional e mundial.  “Os Direitos Humanos desconstroem esse olhar do prejuízo social, de discriminar o sujeito, independente de onde ele está, sua cor, orientação sexual, etc.”

Após as palestras, os alunos responsáveis pelo Abertamente apresentaram os primeiros resultados obtidos bem como as ações futuras. O AbertaMENTE é um projeto de extensão do IMEPAC, idealizado pelos alunos do 9º período de Medicina Andreia Gonçalves, Cleidiney Alves e Jéssica de Carvalho, sob orientação das professoras Rosana de Cássia Oliveira  e Marislene Pulsena.

Segundo o estudante e idealizador Cleidiney, a ideia surgiu a partir de uma preocupação com essa população. “Participamos de alguns congressos nos quais foi discutida a Atenção à Saúde LGBT e percebemos que apesar de existir uma política de saúde aprovada desde 2011, não percebemos esta implementação na prática, como já existe no caso da saúde da mulher, idoso ou criança. Diante desse quadro, fizemos levantamentos bibliográficos, encontros com as lideranças da população LGBT de Araguari e escrevemos um projeto que foi submetido e aprovado pela Plataforma Brasil, o qual se constitui de cincos etapas.”

A Profa. Dra. Rosana de Cássia, docente responsável pelo projeto, elogiou a iniciativa dos alunos em propor um projeto tão interessante e importante. “Eles fizeram a proposta e nós acolhemos de pronto, com o apoio incondicional dos gestores da instituição. Hoje o projeto é de extensão, está estruturado em várias etapas e está sendo apresentado para a população.” Ela ressaltou que existem diferentes profissionais de saúde envolvidos no Abertamente (enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, etc), a fim de garantir suporte geral à população LGBT.

Confira as fotos do evento!