Equipe apresenta equipamentos de simulação que serão adquiridos para o Centro de Simulação Realística do IMEPAC

sexta, 11 de maio de 2018 | Categoria: Geral

A tecnologia tem sido utilizada cada vez mais em benefício da saúde humana. No ensino médico, visando a formação de profissionais cada vez melhor preparados, tornou-se real a prática de atendimentos rotineiros e procedimentos emergenciais em ambientes seguros. Isto se dá através da utilização de manequins simuladores que, ainda que sejam máquinas, comportam-se como se fossem organismos humanos. Projetados com base nos padrões físicos de corpos humanos adultos e com um software que pode ser baixado em smartphones esses simuladores possibilitam que os alunos aprendam, de maneira muito eficiente e totalmente segura, inúmeros procedimentos (massagem cardíaca externa, intubação traqueal, acesso venoso central, toracocentese, entre tantos outros) que são de aplicação rotineira na prática médica profissional.

Na manhã de ontem (10), o Diretor Regional da América Latina da empresa Laerdal - líder mundial em equipamentos de prática simulada em medicina, com sede na Noruega - Reinaldo Lino e, Paulo Sampaio - Representante Comercial no Sudeste e Centro-Oeste da empresa, visitaram o IMEPAC para apresentar uma gama variável de simuladores tendo trazido, para demonstração, um manequim para treinamento de massagem cardíaca externa e ventilação mecânica. A apresentação contou com a participação do Diretor Executivo do IMEPAC Araguari, Dr. José Júlio Lafayette; do Diretor do Curso de Medicina, Prof. Marcelo Cardoso; de alunos do Curso de Medicina; da Coordenadora do Internato Médico Profa. Marislene Nunes e do Coordenador do Curso de Medicina Prof. Henrique Arantes.

“Tudo isto vai permitir que o aluno faça no simulador vários procedimentos que ele vai ter que fazer nas rotinas médicas. A vantagem do boneco (manequim) é que o aluno não tem que esperar o caso aparecer, porque dá pra simular. Mas temos que ressaltar que o simulador nunca vai substituir o paciente, ou uma residência médica, por exemplo”, explicou Reinaldo Lino, Regional Manager – Latin America da Laerdal Medical. “Ele simula suor, lágrima, sangramentos, a umidade das áreas do corpo, enfim, tudo da maneira mais real possível. Acompanhei a implantação desse Centro de Simulação em outras faculdades e asseguro que este, que o IMEPAC está montando será o maior do Brasil”, completou.

As vantagens são grandes tanto para os alunos, quanto para os professores. “Antigamente era inimaginável pensar que existiriam esses simuladores. Imagine quantos médicos que não tiveram e, ainda não têm acesso a esses simuladores, fizeram, e ainda fazem, por exemplo, uma massagem cardíaca de maneira ineficiente”, comentou o Prof. Marcelo Cardoso. “Eu passei por um treinamento recente em simulação realística na PUC de Curitiba. Fui para uma UTI de simulação realística e tive que atender uma parada cardio-respiratória com o instrutor me avaliando e o estresse é o mesmo do atendimento real em uma unidade de emergência”, concluiu o diretor do curso de medicina do IMEPAC.

O Centro de Simulação Realística estará disponível, em breve, para os alunos e docentes dos cursos da área da saúde do IMEPAC Araguari, tornando-os profissionais diferenciados e mais preparados para o mercado de trabalho. “Vamos investir sempre na qualidade da formação dos nossos alunos, porque é isso que levará os nossos profissionais aos melhores cargos e ajudará na realização dos sonhos e objetivos deles” enfatizou o Diretor Executivo do IMEPAC, Dr. José Júlio Lafayette.

“Como aluna, não poderia estar mais satisfeita. Um Centro de Simulação nos permite errar e aperfeiçoar de uma forma ética e segura, sem danos ao paciente. Teremos oportunidade de repetir os procedimentos quantas vezes forem necessárias, bem como trabalhar nossa atitude em eventos tanto do dia-a-dia quanto os mais raros ou inesperados possíveis” contou empolgada a acadêmica de medicina Thiziane Palácio.

Confira as fotos!