Engenharia de Produção realiza aula prática na empresa TDI Máquinas Agrícolas

Engenharia de Produção realiza aula prática na empresa TDI Máquinas Agrícolas

quarta, 14 de junho de 2017 | Categoria: Geral

A turma do 5o período de Engenharia de Produção visitou a empresa TDI Máquinas Agrícolas situada em Araguari-MG. A visita foi realizada no dia 1 de junho, sendo a atividade parte do laboratório da Disciplina de Processos de Fabricação.

Ao todo 27 alunos participaram da visita de aprendizado a duas máquinas CNC (comando numérico computacional) de usinagem e conhecimentos gerais sobre a linha de produção da empresa.

Quanto às máquinas, foram abordados aspectos como o ajuste do ponto zero da peça, sistema automático de troca de ferramenta contando com uma matriz de até 36 ferramentas, usinagem do tipo furação e rosqueamento interno, além da produção de uma peça com torneamento reto e rosca externa. Por fim, o produto acabado, uma máquina agrícola, foi brevemente analisado como desfecho da cadeia produtiva.

Segundo o Prof. Me. Fábio Garcia Temístocles, “a atividade realizada foi bastante pertinente aos interesses do curso fornecendo noções práticas e específicas a respeito dos processos de usinagem. Foi possível abranger uma ampla gama de possibilidades já que foram vistos processos tanto em uma máquina de fresa (apesar de não ter sido visto um processo de fresamento, mas de furação e rosqueamento) quanto em um torno, ambos computadorizados com tecnologia atualmente empregada na indústria brasileira. O interesse dos alunos foi motivador, e mesmo os conhecimentos pessoais foram aprimorados com a experiência em campo.”.

Para a aluna Sandra Fernandes Calixto, “essa aula prática foi uma experiência enriquecedora, pois soma-se ao conteúdo teórico para dar melhor visão de como é o processo e pensar em melhorias. Agradecemos ao professor Fábio, ao coordenador Walter e especialmente à empresa TDI, pois iniciativas como essa que fazem o processo educacional contextualizado e inovador. "