Concluintes de Pedagogia participam de minicurso sobre Gestão de Carreira

quinta, 05 de outubro de 2017 | Categoria: Geral

Na noite de terça-feira (03), os alunos do 8º período de Pedagogia participaram de um minicurso sobre “Gestão de Carreira”. O evento organizado pelas psicólogas Ana Lúcia Costa e Silva e Arivone Ferreira (Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAAP) e Maria Teresa de Beaumont (coordenadora do curso de Pedagogia) teve como objetivo permitir que o futuro egresso se antecipe e elabore um projeto profissional para que seja absorvido pelo/no mundo do trabalho, desde sua formação, fortalecendo cada vez mais a categoria da educação e realizando um trabalho de excelência.

Além disso, o evento se propôs a mostrar as possibilidades de atuação e onde buscar especializações nas diversas áreas ligadas à Pedagogia. Para tal, as profissionais, Cleunice Pazeta Bagliano, Marisa Galdeano Marra e Arivone Ferreira foram convidadas para compartilhar seus conhecimentos e experiências.

A supervisora Tânia Borges Nasciutti explicou, detalhadamente, as funções e atribuições do supervisor escolar, ressaltando a importância do diálogo com os professores, do conhecimento e abertura a novas metodologias, e também do acompanhamento familiar na aprendizagem dos alunos.

Aproveitando a oportunidade, Cleunice Pazeta Bagliano apresentou resultados da avaliação externa de alunos da Educação básica e mostrou alguns documentos elaborados pelo supervisor e que são compartilhados com a comunidade escolar, bem como o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). A pedagoga discutiu, ainda, a necessidade de uma atuação competente e atualizada dos professores, inclusive nas metodologias inovadoras, para gerar maior aprendizagem e, consequentemente, melhores resultados nas avaliações.

Marisa Galdeano Marra, egressa do IMEPAC e mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) propôs uma reflexão sobre a Pós-Graduação Stricto sensu no aperfeiçoamento profissional docente. A convidada explicou o processo de ingresso no Mestrado em Educação da UFU, destacando a importância da leitura e da produção científica. Além disso, Marisa sugeriu que, ao participarem de Congressos, os estudantes não o façam apenas como ouvintes, mas como apresentadores de trabalho. “A graduação confere, apenas, a formação inicial, e é necessário permanecer em formação continuada”, disse.

Segundo a Profa. Maria Teresa, a atividade teve seu valor no sentido de contribuir “para que os alunos entendam que a instituição, além de pensar em sua formação, oferece a oportunidade para que eles continuem, depois de formados, sua busca por ser um profissional que se destaca no mundo do trabalho”.