Notícias

Centro Ambulatorial sedia conferências municipais de saúde

sexta, 09 de junho de 2017 | Categoria: Geral

O Centro Ambulatorial Dr. “Romes Nader”, do IMEPAC Araguari, sediou nos dias 08 e 09 de junho a “ I Conferência Municipal de Saúde e Direitos da Mulher” e a “I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde”, respectivamente. Os eventos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde contaram com a presença de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da área, membros do Conselho Municipal de Saúde de Araguari, representantes de entidades de classe, dentre outros.

            Na I Conferência Municipal de Saúde e Direitos da Mulher, foram discutidos os seguintes temas: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; e políticas públicas para as mulheres e a participação social.

            Durante a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, o Secretário de Saúde Dr. João Batista Arantes, destacou os pontos a serem abordados como a questão preventiva das epidemiologias e melhores formas de prevenção.  A Dra. Marislene Pulsena enfatizou que a questão da vigilância em saúde é bastante ampla, daí a importância de toda a população participar do debate. “A gente percebe que não há comunicação entre os setores para que o objetivo comum seja qualificar a assistência. Não adianta planejar, executar e não continuar vigiando. Vigilância é um processo. Vigilância em saúde veio para unir todas essas vigilâncias, epidemiológica, ambiental, sanitária, do trabalhador... Daí a importância do diálogo.”

            De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Araguari, Eduardo Tadeu de Paula, os participantes da Conferência foram distribuídos em grupos para discussão dos tópicos e formação de proposta. “Ao final, temos a plenária na qual são escolhidas oito propostas que serão encaminhadas para Belo Horizonte, onde serão discutidas e, a melhores propostas, serão encaminhadas para a Conferência Federal.”