Alunos estagiários participam de apresentação do NPJ

Alunos estagiários participam de apresentação do NPJ

terça, 27 de fevereiro de 2018 | Categoria: Geral

Dando início às atividades do semestre, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do curso de Direito, realizou na noite de ontem (22) uma atividade para os alunos estagiários. Na ocasião foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo NPJ e como é a atuação dos estudantes dentro do Núcleo.

Além dos estudantes, o evento contou com a presença da Profa. Adriana Quintino, gestora do NPJ; Anyelle Martins, secretária; Profa. Gleice Mara, coordenadora-adjunta do curso de Direito; e das professoras orientadoras Kenia Adania e Anny Marie Santos.

O NPJ é um órgão vinculado ao Curso de Direito que supervisiona as atividades práticas dos alunos. O estágio é uma exigência curricular para atender os discentes do 7º ao 10º período que, de acordo com a legislação, devem cumprir carga horária específica. Este componente curricular oportuniza aos alunos um aprendizado prático das teorias jurídicas previamente estudadas em sala de aula.

Durante o estágio, os discentes realizam atendimentos à população carente, representando um importante trabalho social de extensão universitária e atendimento à comunidade. De acordo com a gestora do NPJ, Profa. Adriana Quintino, as ações ajuizadas com mais frequência se destinam à ação de alimentos, divórcio, reconhecimento de união estável, usucapião, retificação de nome, execução de alimentos, inventário, busca e apreensão de menor, ação de regulamentação de guarda, investigação de paternidade, inventário e defesa do consumidor. A professora fez questão de ressaltar a importância da atividade para a formação dos alunos, visto que, nesse momento, eles têm um “contato direto com a comunidade”.

A matrícula na disciplina deverá ser realizada no próprio NPJ até o dia 28 de fevereiro, mediante apresentação de documentação solicitada pelo Núcleo.