Medicina Veterinária

Duração: 05 anos Turno: Noturno – Semestral (Estágio supervisionado no período diurno - 10º Período)   

Tempo de Integralização: Minimo 10 semestres | Máximo 15 semestres

Titulação: Médico Veterinário

SOBRE O CURSO

O curso de Medicina Veterinária do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, com uma finalidade maior de primar pela saúde e bem estar humano.

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

O Médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos. Outra de suas funções, complementando sua atenção na saúde animal e na saúde pública, é inspecionar a produção de alimentos de origem animal, verificando o cumprimento das normas de higiene nas indústrias e abatedouros, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Pode atuar, ainda, na área de vendas e produção de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.

MERCADO DE TRABALHO

Na indústria de produtos de origem animal, além de abatedouros faltam profissionais para adequar as condições de produção às normas sanitárias vigentes e de exportação. Devido ao constante crescimento do segmento pet este se configura como uma ótima alternativa de trabalho, cuidando da saúde e estética de cães e gatos. Outra área aquecida é a do agronegócio, na qual o profissional vai atuar na melhoria das condições de produção de rebanhos. Há ainda boas chances na indústria de medicamentos e de produtos veterinários. As oportunidades estão em todas as regiões do país.

ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

Autorizado por meio da Portaria SERES/MEC nº 602/2014, de 29 de outubro de 2014, publicada no DOU ( Diário Oficial da União) em 30 de outubro de 2014.

COORDENADOR DO CURSO

Coordenação do Curso: Profª. Msc. Danielle Vitorino Moraes

Formação Acadêmica:

  • Mestre em Ciências Veterinária, área de concentração Saúde Animal, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Proprietária e Médica Veterinária no Centro de Diagnóstico e Estética Animal Dr. Vet - Araguari

REGIME DE TRABALHO

O Regime de Trabalho do Coordenador é Parcial, com dedicação de 20h semanais para a coordenação.

CORPO DOCENTE DO CURSO

Núcleo Docente Pertencente ao NDE:

  • Danielle Vitorino Moraes (Mestre)
  • Lucas Ribeiro (Mestre)
  • Rafael Quirino (Mestre)
  • Rosana de Cassia Oliveira (Doutora)

Corpo Docente do Curso no Semestre Letivo 2016/02:

PROFESSOR TITULAÇÃO
Brenda Luquetti Doutora
Cláudio Eustáquio de Moraes Júnior Especialista
Carla Maria Ferreira Stopa Mestre
Danielle Vitorino Moraes Mestre
Hélida Fernandes Leão Mestre
Janine Pereira de Souza Mestre
Lígia Gundim Especialista
Lucas Ribeiro Mestre
Luciano Tadeu Nunes Mestre
Mirna Gertrudes Doutora
Paulo Roberto Oliveira Santos Doutor
Rafael Quirino Mestre
Rosana de Cássia Oliveira Doutora


MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

OBJETIVOS DO CURSO

A formação do Médico Veterinário tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental. O Curso de Graduação em Medicina Veterinária garante também a formação de profissional nas áreas específicas de sua atuação: sanidade e produção animal, saúde pública, biotecnologia e preservação ambiental.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária tem como perfil do formando egresso/profissional o Médico Veterinário, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente.

Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para  identificação e resolução de problemas.

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

- LABORATÓRIO DE ANATOMIA ANIMAL
- LABORATÓRIO DE PATOLOGIA ANIMAL