Medicina

Duração: 06 anos Turno: Integral – Semestral Tempo de Integralização: Min. 12 semestres | Max. 18 semestres.
Titulação: Bacharel em Medicina (Médico) Carga Horária Total: 7.580 h

SOBRE O CURSO

O Curso de Graduação em Medicina tem como objetivo a formação de profissional médico generalista, capaz de atuar na promoção, prevenção, reabilitação à saúde e tratamento de doenças. Realiza atendimentos clínicos e cirúrgicos, em todos os níveis de Atenção à Saúde, com abordagem individual, familiar ou comunitária. O curso oferece a oportunidade de formação integral, por meio de uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão/assistência, de profissional com conhecimento, habilidades e atitudes dentro de altos padrões de qualidade. Possibilita ao formando/egresso a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, capacidade de liderança no trabalho em equipe multiprofissional e de gerenciamento, de acordo com as Políticas e Ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os conteúdos abordados na formação do médico são: instrumentos da linguagem – Português, Inglês, Informática – aplicados à sua prática; determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença; bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos; propedêutica médica; promoção à saúde, diagnóstico, prognóstico e terapêutica nas doenças que acometem o ser humano em todas as fases do ciclo biológico – Gestação, Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento, Envelhecimento e Processo de Morte.

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

O médico deve estar plenamente qualificado ao final do curso, a conduzir com desenvoltura e total independência uma unidade básica de saúde nos moldes do programa de saúde da família, bem como estar habilitado a exercer atividades médicas em nível secundário sob o prisma da medicina interna. Toda esta atividade deverá estar pautada em atendimento ético e humanístico, com responsabilidade profissional e social; ainda deve ter condições de atuar em conjunto com os demais profissionais de saúde, delegando atribuições a cada nível da atenção à saúde. Deve ter capacidade de liderança quando necessária for a atividade e se adequar à estrutura de saúde pública, buscando o benefício do paciente e da comunidade a que pertence.

O profissional médico deverá manter continuamente a capacidade de aperfeiçoamento, através da busca de aprimoramento técnico em suas bases teóricas e práticas. Deve ainda ser capaz de programar a capacitação dos profissionais que com ele compõe o sistema de saúde.

MERCADO DE TRABALHO

Hospitais, clínicas, postos de saúde, pronto atendimentos, programa de saúde família, consultórios ( com atendimento a particulares ou convênios), órgãos gestores da saúde pública, ambulatórios de empresas, etc.

RECONHECIMENTO DO CURSO

PORTARIA Nº 867, de 9 de novembro de 2015

DIREÇÃO DO CURSO

Diretor do Curso: Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis

Formação Acadêmica:

  • Doutor em Medicina – Área de Concentração – Neurologia. Universidade de São Paulo (USP). Ano de Conclusão: 2000, Tese: Ecografia Transfontanelar com Fluxo a Cores em Recém Nascidos Prematuros. Orientador: Prof. Dr. Helio Rubens Machado.
  • Mestre em Medicina – Área de Concentração - Neurocirurgia. Universidade de São Paulo (USP). Ano de conclusão: 2003. Dissertação: “Medida de Velocidade de Fluxo nas Artérias Cerebrais antes e após o Tratamento Cirúrgico da Hidrocefalia” – Orientador: Prof. Dr. Hélio Rubens Machado.
  • Graduação em Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte - MG. Ano de conclusão: 1979.
  • Especialização em Neurologia – Modalidade: Residência Médica – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG. Ano de Conclusão: 1982.
  • Especialização em Neurocirurgia – Modalidade: Residência Médica – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – MG. Ano de Conclusão: 1982.
  • Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Associação Médica Brasileira.
  • Especialista em Neurologia com registro no Conselho Federal de Medicina.
  • Especialista em Neurocirurgia com registro no Conselho Federal de Medicina.

Experiência Profissional:

Acadêmica:

  • Professor Colaborador - Disciplina de Neuroanatomia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Ano 1980 – Responsável: Prof. Augusto Virgílio Fonseca.
  • Professor Colaborador - Disciplina de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Ano 1980 e 1981 – Responsável: Prof. José de Araujo Barros.
  • Professor concursado da Disciplina de Neurologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia – Ano 1986 a 2011.
  • Professor Convidado da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1990 a 1994.
  • Preceptor de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Período de 1986 a 2002.
  • Preceptor de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1995 a 2000.
  • Preceptor Colaborador da Residência Médica em Radiologia – Setor de Ultrassonografia – do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – Período de 1990 a 2008.
  • Professor Titular da Disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica – Setor de Neurologia – da Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antonio Carlos – Período: desde 2009.
  • Preceptor do Internato em Ambulatório Didático de Práticas Médicas – Setor de Neurologia – da Policlínica da Secretaria de Saúde do Município de Araguari e Faculdade de Medicina da UNIPAC – Período: desde 2009.
  • Coordenador da Disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica da Faculdade de Medicina da UNIPAC-Araguari (MG) – Período: de 2009 a agosto de 2012.
  • Coordenador Geral do Internato.
  • Avaliador de Artigos Científicos da Revista Médica “Arquivos de Neuropsiquiatria”, revista indexada nacional. Período: desde 1999.

Gestão no Ensino Superior:

  • Fundador e Coordenador do Setor de Neurossonografia do Departamento de Radiologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – Período 1988 a 2008.
  • Coordenador da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Período de 1992 a 2002.
  • Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso de Residência Médica na área de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia de Uberlândia (UFU) – Período: 1990 a 2000.
  • Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Realizado no período de 15 a 17 de dezembro de 1993.
  • Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurologia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 15 a 16 de abril de 1996.
  • Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 15 a 17 de dezembro de 1993.
  • Membro da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 27 a 28 de setembro de 2012.

Não Acadêmica:

  • Fundador e Membro da Primeira Diretoria da Associação Mineira de Médicos Residentes (AMIMER) – Belo Horizonte – 1980 a 1982.
  • Vice-Delegado do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais – Seccional de Araguari (MG) – 1989 a 1990.
  • Diretor Científico da Associação Médica de Araguari – Araguari (MG) – Gestão 1988 a 1990.
  • Diretor Clínico do Instituto de Imagens em Medicina em Araguari – Araguari (MG) – Período: 2004 a 2010.
  • Diretor Clínico do Centro de Tomografia Computadorizada em Araguari – Araguari (MG) – Período: 2000 a Maio de 2012.
  • Médico Assistente do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Período de 1986 a 2006.
  • Médico Assistente, Concursado, do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1989 a 1995.
  • Membro do Conselho de Administração do Hospital Santa Casa de Araguari – Araguari (MG) – Período: Desde 2011.

 

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA

Coordenador do Curso: Prof. Dr. Henrique Pierotti Arantes

Formação Acadêmica:

  • Doutor em Medicina (Endocrinologia Clínica) - Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Sao Paulo, Brasil.
  • Mestrado em Medicina (Endocrinologia Clínica) - Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Sao Paulo, Brasil. Título: “Análise da eficácia terapêutica do uso de PTH (1-34) em um paciente portador de Osteoporose Pseudoglioma”, Ano de obtenção: 2011. Orientadora: Marise Lazaretti Castro
  • 1997 - 2002 Graduação em Medicina. Universidade de Taubaté, UNITAU, Taubaté, SP. Brasil
  • 2003 - 2005 Especialização - Residência médica. Título: Clínica Médica. Universidade de Taubaté, UNITAU, Taubaté, Brasil. Bolsista do: Ministério da Educação
  • 2005 – 2007 Especialização - Residência médica: Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, Brasil. Título: Endocrinologia. Bolsista do: Ministério da Educação

Experiência Profissional:

Acadêmica:

  • Desde 2008 exerce atividade docente de nível superior nesta Instituição de Ensino Superior, sendo professor de Clínica Médica, além de coordenador da Unidade de Ensino integrada META (Método de Estudo e Trabalhos Acadêmicos). 
  • Atualmente é subcoordenador do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari – MG. 
  • De fevereiro de 2014 a atualmente – Membro da Comissão de Ética Médica do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari – MG.

Prêmios e títulos

  • 2014 ESCEO-Eli Lilly 2014 Scholarships, The European Society for Clinical and Economic Aspects of Osteoporosis and Osteoarthritis (ESCEO)
  • 2012 ISCD Certification in Bone Densitometry, International Society for Clinical Densitometry
  • 2012 Título de especialista em Densitometria Óssea, CBR e ABRASSO 2011 ASBMR
  • Young Investigator Travel Grant, The American Society for Bone and Mineral Research - ASBMR
  • 2007 Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia, SBEM

 

Coordenação do Curso: Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues

Formação Acadêmica:

  • Doutor em Medicina – Área de Concentração – Infectologia e Medicina Tropical. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ano de Conclusão: 2012, Tese: Efeito cardioprotetor do enalapril durante o tratamento da leishmaniose tegumentar americana com antimoniato de meglumina. Orientador: Prof. Dr. Manoel Otávio Costa Rocha.
  • Mestre em Medicina – Área de Concentração – Infectologia e Medicina Tropical. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ano de conclusão: 2005. Dissertação: “Fatores associados ao insucesso da tratamento da leishmaniose tegumentar americana com antimoniato de meglumina” – Orientador: Prof. Dr. Cor Jesus Fernandes Fontes.
  • Especialização em Saúde da Família – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ano de conclusão: 2002. Monografia: “Bases de dados virtuais em atenção primária à saúde” – Orientador: Prof. Dr. Cor Jesus Fernandes Fontes.
  • Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e Associação Médica Brasileira.
  • Graduação em Medicina – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ano de conclusão: 1991.

Experiência Profissional:

Acadêmica:

  • Preceptor da residência médica em infectologia do CEMETRON – Centro de Medicina Tropical de Rondônia – 2007 – 2010.
  • Preceptor da residência médica em infectologia HUJM – UFMT – 2006.
  • Professor de Clinica Médica e Saúde Coletiva – UNIC – 2003 – 2005.
  • Professor do Internato em Saúde Coletiva – UNIC – 2002 – 2005.
  • Professor concursado – Clinica Médica e Saúde Coletiva – UFMT – 2006.
  • Professor das disciplinas – Saúde Coletiva, Medicina de Família e Comunidade, Clinica Médica e Infectologia – FACIMED – Cacoal – RO – 2007 – 2012.
  • Professor de Semiologia – Curso de Medicina – Faculdade São Lucas – Porto Velho – RO – 2005 – 2006.
  • Instrutor de Cursos de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde – Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – 1997 – 1999.
  • Instrutor de Cursos de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde – Escola de Saúde Pública de Mato Grosso – 2000 – 2006.
  • De fevereiro de 2014 a atualmente – da Comissão de Ética Médica da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari – MG.
  • Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa - IMEPAC - Araguari

Gestão no Ensino Superior:

  • Coordenador do curso de medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED – Cacoal – RO – Período 2007 a 2008.
  • Coordenador do internato em Saúde Coletiva – Universidade de Cuiabá – UNIC – Período de 2002 a 2005.
  • Coordenador do internato em Clinica Médica – FACIMED – Cacoal – RO – 2011 – 2012.

Não Acadêmica:

  • Médico clínico geral da Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba – 1993 – 1997.
  • Médico clínico geral da Prefeitura Municipal de Arapuá – 1995 – 1997.
  • Médico – Saúde da Família – Prefeitura Municipal de Paracatu – MG – 1997 – 1999.
  • Médico – Saúde da Família – Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães – MT – 2000 – 2002.
  • Médico – Clinico geral – Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães – MT – 2003 – 2006.
  • Médico infectologista concursado da SESAU – Rondônia – 2007 – 2012.
  • Médico infectologista da SEMUSA – Cacoal – RO – 2007 – 2012.

Premiações:

  • Prêmio Maria Deane de melhor pesquisa em leishmanioses no ano de 2008 – SBMT. Alex Miranda Rodrigues, Marcia Hueb, Andréia Ferreira Nery e Cor Jesus Fernandes Fontes. Possível efeito cardioprotetor dos inibidores de enzima conversora de angiotensina durante tratamento da leishmaniose tegumentar com antimoniato de meglumina.

 

CORPO DOCENTE DO CURSO

Núcleo Docente Estruturante do Curso – NDE

  • Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues (Presidente)
  • Profª. Ms. Ivana Cardoso de Melo (Coordenadora do NDE)
  • Prof. Dr. Alexandre Gonçalves
  • Profª. Ms. Fabrícia Torres Gonçalves
  • Profª. Drª. Gilma Maria Rios
  • Prof. Dr. Henrique Pierotti Arantes
  • Prof. Esp. Hugo Alves Araújo
  • Profª. Drª. Magda Regina Silva Moura
  • Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis
  • Prof. Dr. Márcio Aurélio da Silva
  • Prof. Ms. Marcos Paulo de Sousa
  • Profª. Ms. Maria Claudia Candida Rodrigues
  • Profª. Drª. Maria Regina Franco Ribeiro Gasparin
  • Profª. Drª. Rosana de Cássia Oliveira

 

Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente - NAPED

  • Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues
  • Profª. Ms. Ivana Cardoso de Melo (Coordenadora)
  • Prof. Dr. Alexandre Gonçalves
  • Prof. Ms. Cairo Antônio Guedes Junior
  • Profª. Drª. Daniela Henriques Soares Lopes Debs
  • Profª. Ms.Fabrícia Torres Gonçalves
  • Prof. Esp. Fabricio Gomes da Silva
  • Profª.Drª. Gilma Maria Rios
  • Prof. Dr. Henrique Pierotti Arantes
  • Prof. Ms.Herbert Cristian de Souza
  • Profª Esp. Jackeline Ribeiro Oliveira Guidoux
  • Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis
  • Prof. Dr. Márcio Aurélio da Silva
  • Prof. Ms. Marcos Paulo de Sousa
  • Profª. Drª. Maria Regina Franco Ribeiro Gasparin
  • Profª. Esp. Marislene Pulsena Cunha Nunes
  • Profª. Ms. Patrícia Teixeira Marcolino
  • Profª. Drª. Rosana de Cássia Oliveira
  • Prof. Esp. Yuri Diniz Debs

 

Núcleo de Avaliação - NAV

  • Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues
  • Prof. Dr. Márcio Aurélio da Silva (Coordenador do NAV)
  • Profª, Ms. Ivana de Melo Cardoso
  • Profª. Ms. Maria Cláudia Candida Rodrigues
  • Prof. Ms. Marcos Paulo de Sousa
  • Profª. Drª. Renata Cristina Cezário Santos

 

Núcleo de Pesquisa

  • Prof. Dr. Henrique Pierotti Arantes

MATRIZ CURRICULAR

Matriz 2015
Pré e Co-Requisitos da Matriz Curricular 2015 com vigência a partir de 2017/2

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivos Gerais:

  • Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, e sim com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal, habilidades de escrita e leitura, o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira, e de tecnologias de comunicação e informação;
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.

Objetivos Específicos:

  • Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto as de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
  • Atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos primário e secundário;
  • Comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares;
  • Informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação;
  • Realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico;
  • Dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocio-ambiental subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
  • Diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica;
  • Reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
  • Otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus aspectos;
  • Exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas;
  • Utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção;
  • Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
  • Realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo biológico;
  • Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
  • Lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde;
  • Atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos de referência e contra-referência;
  • Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como médico;
  • Considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população;
  • Ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e de planejamento em saúde;

PERFIL DO EGRESSO

Formar o médico com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado para a atuação nas doenças mais prevalentes da população de sua região, bem como para o reconhecimento e atenção às necessidades sociais, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência.

O médico deve estar plenamente qualificado, ao final do curso, a conduzir com desenvoltura e total independência uma unidade básica de saúde nos moldes do programa de estratégia de saúde da família, bem como estar habilitado a exercer atividades médicas em nível secundário sob o prisma da medicina interna. Toda esta atividade deverá estar pautada em atendimento ético e humanístico, com responsabilidade profissional e social.

O exercício profissional deve estar baseado na capacidade de organização do conhecimento adquirido ao longo do curso, em sua aplicação racional, utilizando-se dos recursos complementares (dentro de suas reais necessidades) e principalmente objetivando a plenitude da manutenção da saúde, seu restabelecimento ou ainda o conforto físico e emocional quando as condições anteriores não puderem ser alcançadas.

O médico deve ter condições de atuar em conjunto com os demais profissionais de saúde, delegando atribuições a cada nível de atenção à saúde. Deve ter capacidade de liderança quando necessária for à atividade e adequar-se à estrutura de saúde pública, buscando o benefício do paciente e da comunidade a que pertence.

Espera-se ainda que o médico egresso do IMEPAC mantenha continuamente a capacidade de aperfeiçoamento, por meio da busca de aprimoramento técnico em suas bases teóricas e práticas. Deve ainda ser capaz de implementar a capacitação dos profissionais que com ele compõem o sistema de saúde e da produção de novos conhecimentos por meio do estabelecimento de pesquisas contínuas.

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

  • Laboratório de Anatomia I
  • Laboratório de Anatomia II
  • Laboratório de Patologia e Técnica Cirúrgica
  • Laboratório de Técnica Dietética e Processamento dos Alimentos
  • Laboratório de Histologia
  • Laboratório de Químicas, Bioquímicas e Imunogenética
  • Laboratório de Microbiologia e Parasitologia
  • Laboratório de Farmacotécnica, Farmacognosia e Botânica
  • Laboratório de Fisiologia e Avaliação Nutricional
  • Laboratório de Biologia Celular e Embriologia
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades I
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades II
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades III
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades IV
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades V
  • IML
  • Almoxarifado
  • Sala Técnica
  • Acervo

NORMAS, REGULAMENTOS E MANUAIS

Regulamento do Internato do Curso de Medicina 2012 (modificado 2014) 
PROCEDIMENTO NORMATIVO PARA DISPENSA CURRICULAR DE UNIDADES DE ENSINO INTEGRADAS (UEIs), NO CURSO DE MEDICINA

INFORMAÇÕES E LINKS

Biblioteca Virtual

MONITORIAS

A monitoria tem como finalidades:

  • colaborar com o docente com as questões didáticas;
  • auxiliar o docente na elaboração de material para as aulas;
  • realizar pesquisas junto aos temas das diversas disciplinas;
  • envolver o discente nas questões metodológicas de pesquisa.

Regulamento da Monitoria

Modelo de Relatório de Monitoria

PORTARIAS

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HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS SETORES DO CURSO DE MEDICINA

Coordenação do Curso de Medicina:

Coordenador do Curso: Professor Dr. Henrique Pierotti Arantes 

Coordenador Adjunto do Curso: Professor Dr. Alex Miranda Rodrigues

E-mail: medicina@imepac.edu.br

Horário de funcionamento: 7h às 17h

_____________________________________________________________________________________

Supervisora: Cristiane A. Sakayemura

Auxiliar Admistrativo: Flávia B. de Paula

Auxiliar Admistrativo: Luciana Barbosa

Telefone direto: (34) 3249-3942

Telefone geral: (34) 3249-3900 – Ramal 942

Blog da Medicina: http://medicina.imepac.edu.br/

_____________________________________________________________________________________

Direção Acadêmico-Pedagógica do Curso de Medicina:

Diretor do curso: Professor Dr. Marcelo Cardoso de Assis

Email: direcaomedicina@imepac.edu.br

Horário de funcionamento: 07:30 às 12:30 e 14:30 às 17:30.

Assistente Administrativo: Ana Paula Cruz

Telefone: 34 3249-3900 - Ramal 970

_____________________________________________________________________________________

Coordenação do Internato:

Coordenadora do Internato: Professora Marislene Pulsena da Cunha Nunes

Email: coordenacaointernato@imepac.edu.br

Horário de funcionamento:

Segunda à quarta e sexta-feira - Das 07h às 11h e das 12h às 19h

Quinta-feira - Das 07h às 11h e das 13h às 17h

Assistentes e Auxiliares Administrativos: Letícia Siqueira, Joana D'arc de O. Alves e Elisa Cristina Vieira.

Telefone direto: (34) 3249-3940 - (34) 3249-3900 – Ramal 940 ou 926

Blog do Internato: http://internato.imepac.edu.br/

_____________________________________________________________________________________

NDE:

Presidente: Professor Dr. Alex Miranda Rodrigues

Coordenadora: Professora Ms. Ivana Cardoso

Email: ndemedicina@imepac.edu.br

Horário de funcionamento: 7h às 11h e 13h às 17h.

Auxiliar Administrativo: Teresa Cristina de Sousa

Telefone: (34) 3249-3900 – Ramal 972

 

 

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