IMEPAC - Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos

Medicina

Duração: 06 anos Turno: Integral – Semestral Tempo de Integralização: Min. 12 semestres | Max. 18 semestres.
Titulação: Bacharel em Medicina (Médico) Carga Horária Total: 7.580 h

1 SOBRE O CURSO

O Currículo do Curso de Medicina do IMEPAC Araguari é organizado com foco no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que o futuro médico possa atuar com profissionalismo, ética e visando a Atenção Integral à Saúde da Pessoa, em todos os ciclos de vida. Tem foco também no aprimoramento de relacionamentos interpessoais e intrapessoais, bem como na habilidade de comunicação. O currículo é misto, com utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e aulas expositivas e dialogadas. As atividades práticas iniciam desde o primeiro período, sendo que os cenários da Atenção Primária são as Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família, além da Santa Casa de Misericórdia de Araguari, que é o Hospital de ensino conveniado e referência do IMEPAC e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já as atividades ambulatoriais são realizadas no Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader, espaço próprio construído exclusivamente para essa finalidade com 43 consultórios, anfiteatro, sala de exames, salas de aula, sendo todos os processos informatizados e com 100% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Outro diferencial do Curso de Medicina é a utilização de simulação com manequins de última geração e pacientes simulados (equipe de teatro que realizam as representações) como forma de preparar o aluno para as atividades reais com pacientes. Além de conduzir o projeto pedagógico do Curso de Medicina, o IMEPAC participa da formulação e condução das Residências Médicas ofertadas pela Santa Casa de Araguari, contando hoje com os Programas de Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Clínica Médica.


 

Duração

Carga Horária Total

Turno de Funcionamento

Tempo de Integralização

Titulação

Mínimo

Máximo

06 anos

7.580 h

Integral – Semestral

12 semestres

18 semestres

Bacharel em Medicina (Médico)

 

2. ATO AUTORIZATIVO

Ato Autorizativo

Documento Legal

Publicação

Reconhecimento

Portaria SERES 867 de 09/11/2015

Publicada no DOU em  13/11/2015

https://drive.google.com/file/d/0B6EevnYqadiVMEJIaTNJeEdyS0k/view

 

3. MATRIZ CURRICULAR

Matriz 2015
Pré e Co-Requisitos da Matriz Curricular 2015 com vigência a partir de 2017/2

4. PERFIL DO EGRESSO

O médico formado pelo curso de medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC Araguari com formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção do processo saúde-doença, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana, objetivando-se como promotor da saúde integral do ser humano. Assim, propõe-se que estes tenham esse perfil, tendo como referência o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs dos cursos de graduação em Medicina, Resolução CNE/CES Nº 4, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. Em 20 de junho de 2014, a resolução nº 3 GM do Ministério da Educação instituiu novas Diretrizes Curriculares Nacionais para do curso de graduação em medicina, e o parecer CNE/CES Nº:116/2014  aprovado em 03 de abril de 2014 (ANEXO I) estabelece que nos cursos de medicina iniciados antes de 2014, as adequações curriculares deverão ser implantadas, progressivamente, até 31 de dezembro de 2018. Embora o perfil do egresso dos cursos de medicina tenha sofrido poucas mudanças entre as diretrizes emanadas em 2001 e 2014, a adaptação será realizada de modo paulatino e continuado, constituindo construção coletiva da equipe da coordenação do curso de medicina, direção acadêmico-pedagógica, colegiado de curso e núcleo docente estruturante.

 

5. DIREÇÃO DO CURSO

Diretor do Curso: Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis

Formação Acadêmica:

  • Doutor em Medicina – Área de Concentração – Neurologia. Universidade de São Paulo (USP). Ano de Conclusão: 2000, Tese: Ecografia Transfontanelar com Fluxo a Cores em Recém Nascidos Prematuros. Orientador: Prof. Dr. Helio Rubens Machado.
  • Mestre em Medicina – Área de Concentração - Neurocirurgia. Universidade de São Paulo (USP). Ano de conclusão: 2003. Dissertação: “Medida de Velocidade de Fluxo nas Artérias Cerebrais antes e após o Tratamento Cirúrgico da Hidrocefalia” – Orientador: Prof. Dr. Hélio Rubens Machado.
  • Graduação em Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte - MG. Ano de conclusão: 1979.
  • Especialização em Neurologia – Modalidade: Residência Médica – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG. Ano de Conclusão: 1982.
  • Especialização em Neurocirurgia – Modalidade: Residência Médica – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – MG. Ano de Conclusão: 1982.
  • Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Associação Médica Brasileira.
  • Especialista em Neurologia com registro no Conselho Federal de Medicina.
  • Especialista em Neurocirurgia com registro no Conselho Federal de Medicina.

Experiência Profissional:

Acadêmica:

  • Professor Colaborador - Disciplina de Neuroanatomia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Ano 1980 – Responsável: Prof. Augusto Virgílio Fonseca.
  • Professor Colaborador - Disciplina de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Ano 1980 e 1981 – Responsável: Prof. José de Araujo Barros.
  • Professor concursado da Disciplina de Neurologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia – Ano 1986 a 2011.
  • Professor Convidado da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1990 a 1994.
  • Preceptor de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Período de 1986 a 2002.
  • Preceptor de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1995 a 2000.
  • Preceptor Colaborador da Residência Médica em Radiologia – Setor de Ultrassonografia – do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – Período de 1990 a 2008.
  • Professor Titular da Disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica – Setor de Neurologia – da Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antonio Carlos – Período: desde 2009.
  • Preceptor do Internato em Ambulatório Didático de Práticas Médicas – Setor de Neurologia – da Policlínica da Secretaria de Saúde do Município de Araguari e Faculdade de Medicina da UNIPAC – Período: desde 2009.
  • Coordenador da Disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica da Faculdade de Medicina da UNIPAC-Araguari (MG) – Período: de 2009 a agosto de 2012.
  • Coordenador Geral do Internato.
  • Avaliador de Artigos Científicos da Revista Médica “Arquivos de Neuropsiquiatria”, revista indexada nacional. Período: desde 1999.

Gestão no Ensino Superior:

  • Fundador e Coordenador do Setor de Neurossonografia do Departamento de Radiologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – Período 1988 a 2008.
  • Coordenador da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Período de 1992 a 2002.
  • Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso de Residência Médica na área de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia de Uberlândia (UFU) – Período: 1990 a 2000.
  • Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Realizado no período de 15 a 17 de dezembro de 1993.
  • Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurologia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 15 a 16 de abril de 1996.
  • Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 15 a 17 de dezembro de 1993.
  • Membro da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 27 a 28 de setembro de 2012.

Não Acadêmica:

  • Fundador e Membro da Primeira Diretoria da Associação Mineira de Médicos Residentes (AMIMER) – Belo Horizonte – 1980 a 1982.
  • Vice-Delegado do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais – Seccional de Araguari (MG) – 1989 a 1990.
  • Diretor Científico da Associação Médica de Araguari – Araguari (MG) – Gestão 1988 a 1990.
  • Diretor Clínico do Instituto de Imagens em Medicina em Araguari – Araguari (MG) – Período: 2004 a 2010.
  • Diretor Clínico do Centro de Tomografia Computadorizada em Araguari – Araguari (MG) – Período: 2000 a Maio de 2012.
  • Médico Assistente do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Período de 1986 a 2006.
  • Médico Assistente, Concursado, do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1989 a 1995.
  • Membro do Conselho de Administração do Hospital Santa Casa de Araguari – Araguari (MG) – Período: Desde 2011.

 

6. COORDENAÇÃO DO CURSO


Nome

Titulação

Regime de Trabalho

Tempo na Função

Henrique Pierotti Arantes

Doutor

Integral

Desde 13/03/17

Experiência Acadêmica e Profissional

  • Desde 2008 exerce atividade docente de nível superior nesta Instituição de Ensino Superior, sendo professor de Clínica Médica e META (Método de Estudo e Trabalhos Acadêmicos).
  • Atualmente é Coordenador do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari – MG.
  • De fevereiro de 2014 a atualmente – Membro da Comissão de Ética Médica do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari – MG.
  • 2014 ESCEO-Eli Lilly 2014 Scholarships, The European Society for Clinical and Economic Aspects of Osteoporosis and Osteoarthritis (ESCEO)
  • 2012 ISCD Certification in Bone Densitometry, International Society for Clinical Densitometry
  • 2012 Título de especialista em Densitometria Óssea, CBR e ABRASSO
  • 2011 ASBMR Young Investigator Travel Grant, The American Society for Bone and Mineral Research – ASBMR
  • 2007 Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia, SBEM


7. CORPO DOCENTE DO CURSO

 


8. LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS

  • Laboratório de Anatomia I
  • Laboratório de Anatomia II
  • Laboratório de Patologia e Técnica Cirúrgica
  • Laboratório de Técnica Dietética e Processamento dos Alimentos
  • Laboratório de Histologia
  • Laboratório de Químicas, Bioquímicas e Imunogenética
  • Laboratório de Microbiologia e Parasitologia
  • Laboratório de Farmacotécnica, Farmacognosia e Botânica
  • Laboratório de Fisiologia e Avaliação Nutricional
  • Laboratório de Biologia Celular e Embriologia
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades I
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades II
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades III
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades IV
  • Laboratório de Semiologia e Habilidades V
  • IML
  • Almoxarifado
  • Sala Técnica
  • Acervo

 

 

9. FALE COM O COORDENADOR

Contatos

Horários de Atendimento

medicina@imepac.edu.br

(34) 3249-3942

Segunda e quarta das 07:00 às 17:00

Sexta das 07:00 às 11:00

 

 

10. SAIBA MAIS

Blog do Curso

http://medicina.imepac.edu.br/

Blog do Internato

http://internato.imepac.edu.br/