Faculdade

O Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC Araguari é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Instituto de Administração & Gestão educacional Ltda., sociedade empresarial limitada, com sede e foro na cidade de Araguari – MG.

O IMEPAC Araguari iniciou suas atividades, nesta cidade, no dia 24 de setembro de 2001, abrindo novas perspectivas para a educação e o desenvolvimento econômico e social do município e região. Hoje possui doze cursos em funcionamento: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

A história da Faculdade em Araguari iniciou em 1968 com a FUNEC - Fundação Educacional e Cultural de Araguari que mantinha os cursos de História, Letras, Matemática, Pedagogia e Geografia. A direção da FUNEC, tendo cumprido sua missão, sentiu a necessidade de dar maior dimensão ao ensino superior em Araguari, mas encontrava algumas dificuldades, o que a fez decidir pela incorporação à Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC. A Faculdade, naquele momento, foi credenciada como Campus da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, instituição multicampi vinculada ao Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais.

Após o processo de incorporação, que durou cerca de um ano, a Instituição iniciou seu processo de expansão e a partir de 2002 foram sendo criados os demais cursos: Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Normal Superior, Educação Física, Tecnologia em Gestão de Varejo, Tecnologia em Telecomunicações, Nutrição, Comunicação Social, Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Sistemas de Informação, Direito, Medicina, Tecnologia em Gestão Pública e Farmácia, todos supervisionados e regulados pelo Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais.

Em setembro de 2008, por força de decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucionais alguns artigos da Constituição do Estado de Minas Gerais, todas as IES’s mantidas pela Fundação Presidente Antônio Carlos (além de outras fundações educacionais de Minas Gerais) passaram a integrar o Sistema Federal de Ensino. A partir de 2009, iniciaram-se os procedimentos para migração das IES’s da FUPAC para o referido Sistema Federal.

Em 2011, a IES se constitui como Faculdade e recebe o nome de Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, da mesma forma mantida pela Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC.

Em 2014, por meio da Portaria SERES 717/2014, o Instituto de Administração & Gestão Educacional Ltda. torna-se o mantenedor da Faculdade, que recebe novo nome, Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, da mesma forma mantendo seus propósitos de crescimento e continuidade, alicerçada nos preceitos de responsabilidade social e ambiental, aproximando-se cada vez mais da comunidade e promovendo a necessária aliança entre o ensino, a extensão e a investigação científica, contribuindo com o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade de Araguari e região.

A Faculdade continua mantendo vários projetos e atividades de extensão como as escolinhas infantis, os atendimentos médicos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o SUS, a Central de Idiomas que oferece cursos de línguas com qualidade para a população de baixa renda, dentre outros, que promovem esse estreitamento dos laços com a comunidade na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

Missão:

Atuar como protagonista na sociedade, utilizando metodologias inovadoras e recursos tecnológicos avançados, objetivando preparar o cidadão para ser um pro?ssional ético, comprometido com a universalidade da vida nos aspectos cientí?co, humanístico, social, político, econômico, cultural e ambiental.

Visão:

Ser uma instituição reconhecida pelos seus valores, consolidada no mercado, com contínuo aprimoramento profissional e integrada na sociedade.

Valores e Princípios:

· Respeito às leis e princípios éticos nas relações;

· Responsabilidade social, respeitando a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade;

· Comprometimento com a formação integral do aluno e o mercado de trabalho;

· Pautar pela inovação, eficiência e meritocracia nas relações institucionais.