IMEPAC - Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos

Escolas de Educação Infantil

Escola de Educação Infantil “Novo Horizonte” e “São Sebastião”

As Escolas de Educação Infantil “Novo Horizonte” e “São Sebastião” atendem a mais de 60 crianças, entre 4 e 5 anos de idade. O objetivo é proporcionar condições de crescimento integral da criança, respeitando-a e colaborando para a construção de uma auto-imagem positiva, a partir do estímulo aos novos conhecimentos, com metodologia à altura do corpo docente da Universidade. Cada escola está sob a responsabilidade de uma Coordenadora Escolar – Pedagoga, contratada pela Universidade, que faz o acompanhamento pedagógico dos monitores, estagiários da própria instituição das áreas de Pedagogia e Normal Superior.

Um trabalho de triagem com pesquisa sócio-econômica é realizado junto aos moradores dos bairros contemplados para a escolha das crianças a serem atendidas. As famílias também são estimuladas a participar de atividades interdisciplinares, com a participação de alunos de outros cursos da instituição como: Medicina, Enfermagem e Nutrição (entre outros), dentro de uma proposta abrangente de auxílio ao desenvolvimento dessas comunidades.

A Educação Infantil recebeu enfoque especial a partir de 1996, quando se implantou a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sendo reconhecida como parte da Educação Básica, deixando de ter aspecto meramente recreativo.

As crianças atendidas pelo Projeto de Educação Social da UNIPAC Araguari são acompanhadas pelos professores das diversas áreas, e os resultados das avaliações são discutidos regularmente em reuniões. É daí que surgem as decisões sobre qual o tipo de atendimento será necessário para ajudar cada criança a superar possíveis dificuldades ou maximizar seus talentos. Uma das grandes vantagens do projeto é permitir que essas decisões sejam tomadas de forma multidisciplinar.

A Escola de Educação Infantil do Bairro Novo Horizonte funciona à Rua Otacílio Pinto de Oliveira, 1026 e a do Bairro São Sebastião, à Rua Buritis, 410, ambas, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.