Engenharia de Produção

Duração: 05 anos Turno: Noturno – Semestral Tempo de Integralização: Minimo 05 anos | Máximo 08 anos.

Titulação: Bacharel em Engenharia de Produção Carga Horária Total: 3.600 h

SOBRE O CURSO

O curso de engenharia de produção do IMEPAC Araguari visa formar um Engenheiro de Produção com sólida formação científica, tecnológica e profissional, capacitado a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da organização e da sociedade.

A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) assim define o campo da Engenharia de Produção: “Compete à Engenharia de Produção o projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados de matemática, físicas, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia”.

MERCADO DE TRABALHO

A necessidade da visão sistêmica e técnicas do Engenheiro de Produção tem feito com que o mercado procure e valorize os profissionais egressos deste curso. O cenário vigente de internacionalização e globalização da economia tem levado à clara compreensão, por parte dos empresários e profissionais do setor, de que a sobrevivência e sucesso das empresas brasileiras passa pelo estudo e prática dos grandes temas ligados ao processo produtivo de bens e serviços, objeto de estudo da Engenharia de Produção.

Diante desta realidade, o Engenheiro de Produção é habilitado para atuar em empresas de manufatura dos mais diversos setores, como metalúrgica, mecânica, química, construção civil, eletroeletrônica, agroindústria. Ainda, em organizações de prestação de serviços como de transportes, bancos, comércios, instituições de pesquisa e ensino e órgãos governamentais.

ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

Autorizado pela Portaria Ministerial Nº 537, DE 25 DEc AGOSTO DE 2014 publicado no Diário Oficial da União de 26/08/2014.

COORDENAÇÃO DO CURSO

A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção é exercida atualmente pelo professor Walter Rodrigues de Andrade, assumida em 13 de Abril de 2016, contratado com regime de trabalho em tempo parcial, que dedica 20 horas semanais às atividades de coordenação.

Formação do coordenador

 

  • Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia – PDTSA.  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA (2016)
  • Especialização em Gestão em Saúde. Universidade Federal do Pará – UFPA (2010 – 2012)
  • Especialização em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde. Faculdade Metropolitana de Marabá (2010 – 2011)
  • Graduação em Engenharia de Produção. Faculdade Pitágoras de Uberlândia (2005 – 2009)

 

Experiência do coordenador

 

  • Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC. Professor (2016 – Atual)
  • Centro de Ensino Superior de Marabá. Professor (2010 - 2016)
  • Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci.  Professor (2012 – 2016)
  • Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp. Professor (2012 – 2013)

 

REGIME DE TRABALHO

O regime de trabalho do coordenador é parcial, com dedicação de 20 horas semanais para a coordenação.

CORPO DOCENTE DO CURSO

Núcleo Docente Estruturante do Curso:

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Produção está regulamentado pelo Comitê de Gestão do IMEPAC Araguari, foi implantado em 19/10/2015, conforme ato de nomeação n° 17/2015 e é composto pelos seguintes professores:

Professor Titulação Regime de Trabalho
Walter Andrade

(M) Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia
(E) Gestão em Saúde
(E) Administração Hospitalar e Gestão em Saúde
(G) Engenharia de Produção 

Parcial
Luciano Tadeu Nunes (M) Engenharia Mecânica
(E) Matemática
(G) Física
(G) Matemática
Parcial
Luiz Cláudio Vieira (M) Engenharia Elétrica
(E) Metogologia do Ensino Superior
(E) Pedagogia da Praxis - Formação de Formadores
(G) Engenharia Elétrica
Parcial
Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira (D) Geografia
(M) Geografia
(E) Ecologia e Meio Ambiente
(G) Ciências Biológicas
Integral

 

NOME DO DOCENTE

TITULAÇÃO

Aline Fernandes Hipólito

Mestrado

Christian Paiva

Mestrado

Everton de F. Hipólito

Mestrado

Fábio Garcia Temístocles Ferreira

Mestrado

Frederico C. Barbosa

Especialização

Gilma Maria Rios

Doutorado

Joel Rodrigues Brogio

Mestrado

José Radi Neto

Mestrado

Luciano Tadeu Nunes

Mestrado

Lucivânia Marques Pacheco

Doutorado

Luiz Cláudio Vieira

Mestrado

Márcio Aurélio da Silva

Doutorado

Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira

Doutorado

Walter Andrade

Mestrado

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral:

Formar o Engenheiro de Produção generalista, que projeta, implanta, opera, otimiza e mantém sistemas integrados de produção de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, custos e informação, capaz de interagir com o meio ambiente, realizar análise de viabilidade econômica, elaborar pareceres e laudos, incorporar conceitos e técnicas da qualidade em sistemas produtivos, coordenar e integrar grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança.

Objetivos Específicos:

  • Propiciar fundamentação teórico-prática que garanta o desempenho das atividades profissionais dentro do preconizado pela legislação  atual e em consonância com as necessidades da sociedade.
  • Desenvolver competências e habilidades dentro da base tecnológica da Engenharia de Produção, consubstanciadas em suas dez sub-áreas: Gestão da Produção, Gestão da Qualidade, Gestão Econômica, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão do Produto, Pesquisa Operacional, Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão do Conhecimento Organizacional, Gestão Ambiental e Educação em Engenharia de Produção.
  • Proporcionar estudos que possibilitem a intervenção, a transformação, a criação, a resolução de problemas, considerando os aspectos éticos, de saúde, de segurança, sociais e políticos, ambientais e culturais, econômicos, de sustentabilidade e de higiene no trabalho.
  • Estabelecer estudos que permitam a compreensão dos processos envolvidos no planejamento, organização e análise de produção.
  • Oportunizar a conquista da autonomia pessoal e intelectual necessária para o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão dos processos de produção.
  • Desenvolver métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
  • Discutir sobre a inovação científico-tecnológica e seus impactos sócio-político-econômico-culturais.
  • Desenvolver uma visão sistêmica do trabalho, produção e modelos de gerenciamento de produtos e processos.
  • Aprimorar raciocínio lógico, espacial e matemático na resolução de problemas apresentados.
  • Planejar e executar atividades de melhoria dos sistemas produtivos.
  • Realizar trabalhos em equipe.
  • Reconhecer e aplicar métodos de gerência, produção e organização de trabalho.
  • Apresentar formas diversas de argumentação, tanto oral quanto escrita (relatórios, gráficos, textos, seminários, monografias) de modo claro e objetivo.
  • Valorizar o exercício da cidadania cooperativa através de atividades de responsabilidade social.
  • Solidificar a formação do engenheiro a partir da natureza geral do conhecimento próprio de Engenharia.
  • Preparar engenheiros de produção competentes, responsáveis socialmente, para atuarem na cidade de Araguari e região.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do Engenheiro de Produção do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari é de um profissional multidisciplinar, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuar em áreas como a pesquisa operacional, a gestão e administração, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Para isso, e em conformidade com a Resolução CNE/CES 11/2002, que trata das diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia, as atividades de ensino aprendizagem propostas no curso devem direcionar para a construção das seguintes competências e habilidades:

Competências e Habilidades:

  • Identificar, formular e resolver problemas relativos à pesquisa   operacional, à gestão e à administração de sistemas.
  • Planejar e analisar sistemas, produtos e processos, supervisionando a operação e a manutenção destes sistemas.
  • Especificar, prever e avaliar os resultados obtidos em sistemas produtivos, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.
  • Desenvolver novas ferramentas e técnicas que potencializem sistemas, produtos e processos.
  • Atuar, buscando permanente articulação e atualização profissional, exercendo a liderança de equipes multidisciplinares.
  • Exercer com ética, proficiência e responsabilidade profissional nas diversas organizações da sociedade, avaliando a viabilidade econômica dos projetos de engenharia e o seu impacto no contexto social e ambiental.
  • Atuar como projetista, gestor e empreendedor de organizações, tanto unitárias quanto em redes ou cadeias de sistemas produtivos.
  • Inserir-se no contexto local/regional, com uma ampla visão global, ciente das constantes mudanças e intervindo, inclusive, como agente destas mudanças.
  • Exercer suas atividades profissionais de forma social e ambientalmente responsável, consciente de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

 

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

  1. Laboratório de Física;
  2. Laboratório de Química;
  3. Laboratório de Desenho Técnico;
  4. Laboratório de Informática;
  5. Resistência de Materiais;
  6. Metrologia;
  7. Eletrotécnica;
  8. Mecânica dos Fluidos. 

 

INFORMAÇÕES E LINKS

E-mail: walter.andrade@imepac.edu.br
Telefone: 3249-3900 - Ramal: 967

Blog do curso: engprodimepac.blogspot.com.br