Educação Física

Duração: 04 anos Turno: Noturno – Semestral Tempo de Integralização: Min. 08 semestres | Max. 10 semestres.

Titulação: Bacharel em Educação Física Habilitação: Educação Fisica em Bacharelado Carga Horária Total: 3.200 h

SOBRE O CURSO

O Curso de Educação Física da IMEPAC - Araguari visa à formação de um profissional generalista, humanista, crítico, com conduta ética, proativo, capaz de diagnosticar e propor soluções para os problemas, atuar em equipe, ser organizado e adaptável face às constantes mudanças no mundo globalizado, mantendo o compromisso fundamental com a ética profissional e com a função social e cultural da Educação Física. É de competência do profissional de Educação Física a coordenação, o planejamento, a programação, a supervisão, a direção, a organização, a avaliação e execução de trabalhos nas áreas de atividades físicas, podendo atuar em academias, spas, hotéis, clínicas de reabilitação, escolas esportivas, personal trainer, entre outras atividades, sempre em prol de melhores condições de vida e saúde da população.

O QUE FAZ O PROFISSIONAL

O bacharel em Educação Física promove a saúde por meio da prática de exercícios e atividades corporais, organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. É possível, ainda, atuar sozinho ou participar de equipes multiprofissionais com médicos, psicólogos e fisioterapeutas.

MERCADO DE TRABALHO

Atua em Academias de Ginástica e Musculação, Escolas de Esporte, Recreador, Artes Marciais, Dança, Clubes, Spas, Clínicas de personal trainer, Treinador de equipes esportivas, Promotor de eventos esportivos, etc

ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

Reconhecido pelo Decreto do Governador de 25/06/2007, Publicado no jornal ”MG” de 26/06/2007.

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO PROTOCOLADA NO SISTEMA E-MEC SOB O NÚMERO: 200905309

COORDENADOR DO CURSO

Coordenador do Curso: Profª. Especialista Kelly Carvalho Douat Godoi

Formação Acadêmica:

  • Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (2004)
  • Graduada em Educação Física pela Universidade do Triangulo – UNITRI Uberlândia/ MG (2003)
  • Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Uberlândia /MG (1981)
  • Graduada em Artes Plástica pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (1981)

Formação Profissional:

  • Professora da UNIPAC Araguari / MG (2003-2014)/Professora do IMEPAC (2014 – atual)
  • Coordenadora do Curso de Educação Física da UNIPAC Araguari / MG (2004-2014) Coordenadora do Curso de Educação Física do IMEPAC (2014 - atual).
  • Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida/RJ (2004)
  • Professora da Academia Point. Araguari/ MG
  • Professora de Educação Artística e Práticas Industriais – Escola Estadual Raul Soares. Araguari/ MG ( 1980-1985);

REGIME DE TRABALHO

O Regime de Trabalho do Coordenador é Parcial, com dedicação de 24h semanais para a coordenação.

CORPO DOCENTE DO CURSO

Nome dos Docentes Titulação
Adriana Garcia Pacheco Mestre
Alexandre Gonçalves Doutor
Carivan Cordeiro Mestre
Cássio Murilo Teixeira Especialista
Cintia Pereira Dozono de Almeida Doutora
Cristiane Divina Lemes Hamawaki Mestre
Eduardo Gaspareto Haddad Especialista
Hugo Ribeiro Zanetti Mestre
Juliana Carla Huss Mestre
Kelly Carvalho Douat Godoi Especialista
Lucivânia Marques Pacheco Doutora
Maria Teresa de Beaumont Mestre

 

NÚCLEO ESTRUTURANTE DO CURSO

  • Alexandre Gonçalves – Doutor
  • Ana Lúcia Costa e Silva- Mestre
  • Carivan Cordeiro – Mestre
  • Kelly Carvalho Douat Godoi – Especialista
  • Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira - Doutora

 

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivos Gerais:

O Curso de Bacharelado em Educação Física da IMEPAC Araguari, tem como objetivo formar profissionais capacitados à atuação em todas as dimensões de seu campo profissional, com pleno domínio do conhecimento da área e das práticas essenciais de sua produção, socialização e de competências técnico-instrumentais a partir de uma atitude crítico-reflexiva e ética, estando habilitado para o exercício profissional e investigação das ações físico-motoras como prática de exercícios na promoção da saúde.

Objetivos Específicos:

  • Disseminar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos sobre a Educação Física, analisando-os na relação dinâmica entre o ser humano e as suas limitações ou capacidades;
  • Promover uma educação efetiva e permanente direcionando o tempo livre e de lazer, como meio eficaz para a conquista de um estilo de vida ativo e compatível com as necessidades de cada etapa e condições da vida do ser humano;
  • Contribuir para a formação integral de crianças, jovens, adultos e idosos, no sentido de promoção da saúde;
  • Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades de indivíduos e grupos, atuando como agente de transformação social;
  • Conhecer e utilizar os recursos tecnológicos, inerentes à aplicação profissional;
  • Incentivar o processo de formação continuada para que o egresso esteja sempre atuando de forma efetiva e transformadora no mercado de trabalho;
  • Fazer com que a Educação Física se mostre significativa na vida das crianças, jovens e adultos;
  • Entender que a Educação Física se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo; e
  • Envolver todos os componentes que se articulam nos processos de desenvolvimento físico-motor: Prática de esportes, exercícios com pesos, avaliações físicas e ginástica de um modo geral.

PERFIL DO EGRESSO

Os formandos do Curso de Educação Física – Bacharelado – apresentarão as seguintes competências, habilidades e atitudes de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Educação Física.

  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões das diversas culturas, com foco nas diferentes formas e modalidades da Educação Física, visando a formação à ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida saudável.
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da Educação Física, do lazer, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiências, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades artísticas, recreativas e criativas.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.
  • Mobilizar continuamente nossas práticas culturais, mostrando-nos esteticamente as múltiplas visualidades, sonoridades, falas, movimentos, cenas, desde nossa infância, tomando consciência de como são produzidas e interpretadas.
  • Dar oportunidades para perceber, analisar e conversar sobre movimentos físicos, habilidades, rendimento etc.
  • Discutir as práticas físicas na vida contemporânea, conservando ou mudando, procurando o por quê das situações.
  • Assumir práticas de uma continuada educação em Educação Física.

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

Deste modo, os laboratórios didáticos especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança atendem, em uma análise sistêmica e global, aos aspectos: quantidade de equipamentos adequada aos espaços físicos e estudantes, baseado nas vagas anuais oferecidas no curso de Educação Física.

INFORMAÇÕES

O Curso de Educação Física além de qualificar o aluno para profissional da área, contribui com a comunidade araguarina com projetos sociais como: “Dança na Universidade”, projeto de ballet para crianças de escolas públicas, “Escolinha de Esporte”, para crianças com perfil e habilidades esportivas.  “Projeto Transformando Vidas no Caminho”, na Instituição Casa do Caminho, para crianças, assistido por estagiária, com atividades físicas.