Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA) - IMEPAC

A Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA) do IMEPAC foi credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) em 26 de maio de 2015 e se destina a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização experimental de animais vivos não humanos, especialmente vertebrados sob-responsabilidade da instituição.

Entende-se por experimentação: manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte do animal utilizado.

Antes de qualquer atividade envolvendo animais, o pesquisador ou professor deverá encaminhar a sua proposta à CEUA, com a ciência de seu superior hierárquico, e, somente poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional envolvendo animais, após o parecer favorável da Comissão.

Na avaliação dos Protocolos, todos os membros da CEUA IMEPAC compartilham com o compromisso de substituição, redução e refinamento de animais no modelo experimental.

Para mais informações acesse a legislação normativa disponível na página do CONCEA

A CEUA IMEPAC DELIBERA OS PROTOCOLOS SUBMETIDOS PARA ANÁLISE EM REUNIÕES ORDINÁRIAS PREVIAMENTE AGENDADAS. PARA ISSO, CHEQUE OS PROCEDIMENTOS/CALENDÁRIO DE REUNIÕES E NÃO PERCA OS PRAZOS PARA SUBMISSÃO. VEJA AS ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO AQUI.

Coordenação: Profa. Dra. Rosana de Cássia Oliveira
E-mail: ceua@imepac.edu.br
Telefone: (34) 3249-3900, Ramal 960
Endereço: Bloco Central, Piso Superior. Av. Minas Gerais, 1889, Centro, 38.440-042, Araguari-MG.
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta de 8 às 11 horas e 13 às 17 horas.
Assessoria: Ana Paula Gonçalves da Cruz



Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38444-128. (34) 3249-3900 Política de privacidade

× Como podemos ajudar?