Administração

Duração: 04 anos Turno: Noturno – Semestral Tempo de Integralização: Min. 04 anos | Max. 06 anos

Titulação: Bacharel em Administração Carga Horária Total: 3.000 h

 

SOBRE O CURSO

O curso de Administração do IMEPAC Araguari visa formar administradores dinâmicos, criativos e devidamente qualificados para atuar proativamente na gestão das organizações, aprendendo a utilizar ferramentas gerenciais para enfrentar um mundo de constantes mudanças tecnológicas e atender às exigências do mercado globalizado. O administrador formado pela instituição terá uma concepção generalista, ética, humanista, crítica e reflexiva e estará apto a ingressar em cursos de pós graduação.

O profissional será habilitado a desempenhar atividades referentes a modalidade de Administrador e seus serviços afins e correlatos em Empresas Públicas e Privadas, Cooperativas, Consultoria, Autônomo, exercendo as funções de Direção e administração de organizações públicas, privadas e ONGs, Empreendedor de seu próprio negócio, Gerente de empresas, Consultor Administrativo, Gerente Administrativo e de Projetos, Gerente de Implantação de Métodos e Processos, Gerente de Implantação de Serviços, Perícia Administrativa, Gerente de Planejamento Empresarial, Gerente de Racionalização e Reorganização, Administrador de Produção, Administrador de Controle de Produção, Administrador de Planejamento de Produção, Analista de Custo de Produção, Administrador de Marketing, Administrador de Vendas, Administrador de Canais de Distribuição,Coordenador de Promoções de Vendas, Coordenador de Pesquisa de Mercado, Coordenador de Pesquisa de Desenvolvimento de Produtos, Administrador Financeiro, Analista Financeiro, Assessor Financeiro, Consultor Técnico Financeiro, Orientador Financeiro, Controladoria, Controle de Bens Patrimoniais, Assessor de Compras, Assessor de Estoques, Administrador de Vendas, Administrador de Recursos Humanos, Administrador de Cargos e Salários.

O curso tem como meta o compromisso ético de atender à demanda social e econômica relacionada ao mercado de trabalho, público ou privado, buscando a eficiência e excelência do setor administrativo e gerencial, contribuindo para a busca de soluções em diferentes setores nas organizações e no contexto geral, além de possibilitar ser empreendedor de seu próprio negócio.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para a atuação dos Bacharéis em Administração encontra-se em expansão. Some-se a isso o crescente prestígio social da profissão, as mudanças processadas no mercado e no mundo do trabalho e a atuação dos Conselhos Federal e Regionais de Administração.

O administrador conforme Lei 4.769/65 de 09 de setembro de 1965 e Decreto 61.934/67 de 22 de dezembro de 1967 exerce um conjunto de atividades de trabalho, cabendo-lhes:

  • Direção e administração de organizações públicas, privadas e ONGs,
  • Empreendedor de seu próprio negócio,
  • Gerente de empresas,
  • Consultor Administrativo,
  • Gerente Administrativo e de Projetos,
  • Gerente de Implantação de Métodos e Processos,
  • Gerente de Implantação de Serviços,
  • Perícia Administrativa,
  • Gerente de Planejamento Empresarial,
  • Gerente de Racionalização e Reorganização,
  • Gerente de Processamento de Dados,
  • Administrador de Produção,
  • Administrador de Controle de Produção,
  • Administrador de Planejamento de Produção,
  • Analista de Custo de Produção,
  • Administrador de Marketing,
  • Administrador de Vendas,
  • Administrador de Canais de Distribuição,
  • Coordenador de Promoções de Vendas,
  • Coordenador de Pesquisa de Mercado,
  • Coordenador de Pesquisa de Desenvolvimento de Produtos,
  • Administrador Financeiro,
  • Analista Financeiro,
  • Assessor Financeiro,
  • Consultor Técnico Financeiro,
  • Orientador Financeiro,
  • Controladoria,
  • Controle de Bens Patrimoniais,
  • Assessor de Compras,
  • Assessor de Estoques,
  • Administrador de Vendas,
  • Administrador de Recursos Humanos,
  • Administrador de Cargos e Salários,
  • Coordenador de Pessoal,
  • Administrador de Desenvolvimento de Pessoal,
  • Administrador de Materiais,
  • Administrador de Logística,
  • Operador de Sistemas de Suprimentos,
  • Administrador de Sistemas de Informações Gerenciais,
  • Administrador de Orçamentos,
  • Administrador de Custos,
  • Administrador de Controle de Custo Orçamentário,
  • Administrador de Implantação de Sistemas,
  • Analista de Formulários de Organização e Métodos,
  • Analista de Métodos e Processos de Trabalho,
  • Administrador de Suprimentos,
  • Administrador de Projetos,
  • Estrategista,
  • Consultor,
  • Analista de Organização e Métodos,
  • Auditor Administrativo,
  • Assessor Empresarial,
  • Área acadêmica, se continuar os estudos,

    Campos Conexos:            
  • Administrador de Consórcio
  • Administrador de Comércio Exterior
  • Administrador de Cooperativas
  • Administrador Hospitalar
  • Administrador de Condomínios
  • Administrador de Imóveis
  • Administrador Rural
  • Administrador Hoteleiro
  • Factoring
  • Turismo.

ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

RECONHECIDO pelo Decreto do Governador de 28/03/2006, Publicado no jornal “MG” de 29/03/2006.

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO PROTOCOLADA NO SISTEMA E-MEC SOB O NÚMERO: 200905290.

COORDENADOR DO CURSO

Coordenação do Curso: Profª. Me. Rosânia Emília Ribeiro Cunha

A Coordenação do Curso de Administração é exercida pela Professora Me Rosânia Emília Ribeiro Cunha.

Formação Acadêmica:

  • Mestre em Administração pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), 1999.
  • Especialista em Recursos Humanos, pela Faculdade Anhanguera, de Ciências Humanas, 1994.
  • Pós Graduada em Administração Educacional, pela Fundação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, 1990.
  • Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia / MG (1986).

Experiência Profissional:

Com 28 anos de docência superior, nas IES: Centro de Ensino Superior de Catalão e Centro Universitário do Triângulo e há 15 anos no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos de Araguari, coordenadora de cursos de pós-graduação. Funcionária Pública Federal do Ministério do Exército, com atuação nas áreas de Recursos Humanos, Relações Públicas, Contabilidade Pública, atuando no Sistema Financeiro Nacional, Sistema de Cadastro de Fornecedores Nacional e Comprasnet, de 1979 a 2011. Representante do Conselho Regional de Administração em Araguari e Conselheira do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, gestão 2013 - 2016.

REGIME DE TRABALHO

O Regime de Trabalho do Coordenador é Parcial, com dedicação de 20h semanais para a coordenação

CORPO DOCENTE DO CURSO

Núcleo Docente Estruturante do Curso

  • César Antonio de Oliveira
  • Évora Mandim Ribeiro Naves
  • Gilma Maria Rios
  • Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira
  • Rosânia Emília Ribeiro Cunha

 

Corpo Docente do Curso

  • Ana Lúcia Costa (Mestrado)
  • César Antônio de Oliveira (Mestrado)
  • Écio Ferreira da Cunha (Mestrado) 
  • Emanuel Soares Ponciano (Especialização)
  • Everton Hipólito de Freitas (Especialização)
  • Évora Mandim Ribeiro Naves (Mestrado)
  • Gilma Maria Rios (Doutorado)
  • Gleice Mara da Silva (Especialização)
  • Leandra Mendes do Vale (Mestrado)
  • Luciano Tadeu Nunes (Mestrado)
  • Lucille Garcia Gomes (Mestrado)
  • Lucivânia Marques Pacheco (Doutorado)
  • Luiz Gonzaga Barbosa Pires (Mestrado)
  • Luiz José Dumont Teixeira (Especialização)
  • Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira (Doutorado)
  • Paulo Roberto de Oliveira Santos (Doutorado)
  • Rosânia Emília Ribeiro Cunha (Mestrado)

MATRIZ CURRICULAR

MATRIZ CURRICULAR

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivos Gerais:

O Curso de Bacharelado em Administração do IMEPAC deve ensejar condições para que o bacharel em Administração esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão em um mundo diversificado e interdependente;
  • Criar sinergia entre pessoas e recursos através do trabalho em equipe, incorporando-o num entrelaçamento com a IES, para compreensão da importância do papel do profissional perante a sociedade, com atuação de cooperação;
  • Propagar o desenvolvimento de expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • Exercitar a autonomia no aprender, buscando constantemente o aprimoramento profissional através da educação continuada;
  • Incentivar a pesquisa científica e tecnológica e a extensão universitária através da iniciação científica e desenvolvimento de projetos;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Proporcionar a formação do aluno para conhecer, fazer, ser e conviver, na atuação de atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • A formação humanística com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo a respeito dos aspectos éticos, políticos, sociais, e econômicos relacionados a área;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para aplicar modelos matemáticos no apoio à concepção de soluções para problemas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • Cultivar capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
  • Desenvolver capacidade para compreender e interpretar a realidade das organizações e do processo administrativo, de forma integrada, sistêmica e estratégica e realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

 

PERFIL DO EGRESSO

A formação do Bacharel em Administração do IMEPAC, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

Competências e Habilidades

  • Desenvolver capacidade de resolver problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão em um mundo diversificado e interdependente;
  • cultivar expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • cultivar raciocínio lógico, crítico e analítico para aplicar modelos matemáticos no apoio à concepção de soluções de problemas administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • propagar iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de conhecer, fazer, ser e conviver, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • incrementar capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • propagar capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
  • desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.;

 

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

- LABORATÓRIO DIDÁTICO ESPECIALIZADO I
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA I
- LABORATÓRIO DE PRÁTICA SIMULADA

Deste modo, os laboratórios didáticos especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança atendem, em uma análise sistêmica e global, aos aspectos: quantidade de equipamentos adequada aos espaços físicos e estudantes, baseado nas vagas anuais oferecidas no curso de Administração

INFORMAÇÕES

curso@imepac.edu.br